UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS DIREITOS HUMANOS NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO

Autores

  • Turíbio Marques Gonçalves Junior SUSEPE- Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Direitos Humanos. Sistema prisional. Ressocialização. Lei de Execução Penal.  

Resumo

O título: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS DIREITOS HUMANOS NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO, remete à ideia de que por trás das grades, ecoam vozes silenciadas. Em cada cela, uma história de luta e resistência. Neste livro digital, adentrei o labirinto do sistema prisional brasileiro, revelando as nuances sociais e as interações complexas que moldam os direitos humanos no contexto carcerário."

O Capítulo 1: O Começo do Sistema Prisional

Neste capítulo, mergulhamos nas origens do sistema prisional brasileiro, traçando sua evolução desde os primórdios até os dias atuais. Analisamos as motivações e influências que levaram à criação desse sistema, compreendendo seu contexto histórico e as primeiras formas de punição utilizadas no país.

Já o Capítulo 2: Os Direitos Humanos e as Características do Sistema Prisional Brasileiro.

 Este capítulo, foi explorada a interseção entre os direitos humanos e as características do sistema prisional brasileiro. Investigamos as violações sistemáticas desses direitos, como a superlotação, a falta de infraestrutura adequada, a violência, a discriminação e as condições precárias de vida dentro das prisões.

Em seguida, no Capítulo 3: A Realidade Prisional no Brasil.

 Neste interim, adentrei a realidade prisional do Brasil, analisando os números, as estatísticas e os desafios enfrentados. Abordamos a questão da superlotação, a violência entre os detentos, a falta de acesso a serviços básicos, a ausência de políticas efetivas de ressocialização e as desigualdades existentes no sistema.

O Capítulo 4: Análise da Lei de Execução Penal Brasileira.

Neste capítulo final, conduzimos uma análise detalhada da Lei de Execução Penal brasileira. Exploramos suas diretrizes, suas limitações e seus impactos na garantia dos direitos humanos no sistema prisional. Discutimos possíveis melhorias e reformas necessárias para promover uma execução penal mais justa e humanizada. Ao longo desses capítulos, tivemos em vista fornecer, uma visão ampla e crítica sobre os direitos humanos no sistema prisional brasileiro, destacando a importância de repensar e transformar esse contexto, em busca de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Desejo a todos boa leitura,

O autor,

Downloads

Publicado

2023-04-20

Como Citar

Gonçalves Junior, T. M. (2023). UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS DIREITOS HUMANOS NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 22–65. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/9733

Edição

Seção

E-books

Categorias