O DELITO PENAL À LUZ DA TEORIA ECONÔMICA DO CRIME

Autores

  • Turíbio Marques Gonçalves Júnior Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Bernardo Ricciardi dos Santos Brum Universidade da Região da Campanha
  • João Pedro Andrades Salles Soares Faculdade de Direito de Santa Maria
  • Pedro Antônio Lorentz Martins Faculdade de Direito de Santa Maria
  • Tiago Vargas Guedes Universidade da Região da Campanha
  • Fábio Rafael Corrêa Oliveira Universidade de Franca

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4189

Palavras-chave:

Criminologia. Teoria do crime. Pena.

Resumo

O presente desenvolvimento científico de pesquisa tem por objetivo principal explorar o estudo da Criminologia e o fenómeno criminal através da teoria do crime, com objetivos de buscar entender o que leva o criminoso a cometer crimes de viés econômico. O tema é importante devido ao aumento de crimes nos últimos anos, o estudo das causas do crime, a desorganização social, o que leva certas pessoas a cometerem crimes e por que é que na nossa sociedade existe um determinado índice de criminalidade. Esta atribuição intelectual, que delonga atender a procura de explicações que caracterizam o ser humano, fundamenta plenamente, desde já, a Criminologia.

Biografia do Autor

Turíbio Marques Gonçalves Júnior, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Pós-graduado em Gestão de Segurança Pública pela UniBF. Policial Penal da SUSEPE/RS.

Bernardo Ricciardi dos Santos Brum, Universidade da Região da Campanha

Graduado em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Pós-Graduado em Gestão de Segurança Pública pela UniBF. Policial Penal da SUSEPE/RS.

João Pedro Andrades Salles Soares, Faculdade de Direito de Santa Maria

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Pós-graduado em Gestão Penitenciária pela Faveni. Pós-graduado em Gestão em Segurança Pública pela Intervale. Pós-graduando em Direito Ambiental pela Intervale. Pós-graduando em Direito Administrativo e Econômico pela Intervale. Pós-graduando em Direito Agrário e Ambiental pela Verbo Jurídico. Policial Penal da SUSEPE/RS.

Pedro Antônio Lorentz Martins, Faculdade de Direito de Santa Maria

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Pós-Graduado em Inteligência Policial pela Faveni. Policial Penal da SUSEPE/RS.

Tiago Vargas Guedes, Universidade da Região da Campanha

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Pós-graduado em Segurança Pública pela Faveni. Policial Penal da SUSEPE/RS.

Fábio Rafael Corrêa Oliveira, Universidade de Franca

Graduado em Gestão Pública pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Pós-graduado em Gestão Pública pela UNIFRAN. Policial Penal da SUSEPE/RS.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Gonçalves Júnior, T. M. ., Brum, B. R. dos S. ., Soares, J. P. A. S. ., Martins, P. A. L. ., Guedes, T. V. ., & Oliveira, F. R. C. . (2022). O DELITO PENAL À LUZ DA TEORIA ECONÔMICA DO CRIME. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 408–415. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4189