A TEORIA DO ETIQUETAMENTO E A RELAÇÃO COM A OBRA “OS CAPITÃES DA AREIA”

Autores

  • Maria Eduarda Brandim Marques Feitosa Centro Universitário Santo Agostinho
  • Rosália Maria Carvalho Mourão Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14340

Palavras-chave:

Criminologia. Direito. Etiquetamento. Sociedade. Teoria.

Resumo

O presente artigo visa analisar a relação que a obra “Capitães da Areia” tem com diversos campos do conhecimento, inclusive com aqueles ligados ao meio jurídico como é o caso da criminologia e do direito penal, visando assim uma maior reflexão no que diz respeito aos problemas que ainda são enfrentados dentro da sociedade. Nesse sentido, o objetivo principal será de analisar as características, bem como o desenvolvimento e a relevância que a Teoria do Etiquetamento possui no meio social e a sua relação com a obra Capitães da Areia de Jorge Amado, na qual através de uma pesquisa bibliográfica foi possível identificar determinada relação.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Brandim Marques Feitosa, Centro Universitário Santo Agostinho

Graduanda em Direito- Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). 

Rosália Maria Carvalho Mourão, Centro Universitário Santo Agostinho

Orientadora do curso em Direito- Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) Doutora em Ciências Criminais. Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). 

Downloads

Publicado

2024-05-28

Como Citar

Feitosa, M. E. B. M., & Mourão, R. M. C. (2024). A TEORIA DO ETIQUETAMENTO E A RELAÇÃO COM A OBRA “OS CAPITÃES DA AREIA”. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 5562–5573. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14340