Anúncios

Novidades: Cadernos de laboratório

Para que servem os arquivos da ciência? "Os arquivos são repositórios de conhecimento, de memória e de vida", destaca um trecho da narração do vídeo "Cadernos de laboratório", numa resposta à pergunta inicial. Com a participação de historiadores, arquivistas e pesquisadores da Fiocruz, o tema é abordado ao longo de pouco mais de 12 minutos. "Um ato indispensável, um produto necessário para todo o funcionamento da sociedade organizada", acrescenta outra parte do vídeo, que é um dos resultados do projeto "As ciências biomédicas e a trajetória do Instituto Oswaldo Cruz: uma análise dos arquivos institucionais e pessoais".

A concepção do curta é do historiador e diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Fiocruz, Paulo Elian, cujo projeto foi contemplado no Edital Papes VII / Jovem Cientista - Fiocruz/CNPq, em 2014.

Com direção da cineasta Cristiana Grumbach, o vídeo apresenta depoimentos dos pesquisadores Marcelo Pelajo e Adeilton Alves Brandão, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC); da historiadora e pesquisadora Aline Lopes de Lacerda, da COC; e da arquivista e pesquisadora Maria Celina de Mello e Silva, do Museu da Astronomia e Ciências Afins (Mast).

O vídeo apresenta ao público a visão de profissionais dedicados ao estudo e à preservação dos arquivos, dos cientistas, e o tema da Ciência Aberta, colocando em destaque a dimensão cultural da ciência.

O vídeo "Cadernos de laboratório" pode ser visto no Canal da Fiocruz no You Tube https://www.youtube.com/results?search_query=fiocruz .
                                                                                                                                                               
                                                                                                                                                               Via: Ágora: Arquivologia, UFSC/BR.
  • Revista estreia novo projeto gráfico para facilitar a leitura e publicação de artigos.

    16/11/2020

     A Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação- REASE estreia, hoje, o seu novo projeto gráfico, idealizado para permitir uma experiência mais agradável e dinâmica para os nossos autores e leitores. A REASE apresenta a mais recente versão da OJS que conta com um conjunto de funcionalidades para facilitar  a leitura e pesquisas dos escritos disponíveis no sítio digital da REASE.

    O corpo técnico e editoral da REASE reafirma o seu compromisso em oferecer as melhores alternativas para a publicação de artigos multidisciplinares no universo ibero-americano. 

    Prof. Dr.ª Patrícia Ribeiro

    Saiba mais sobre Revista estreia novo projeto gráfico para facilitar a leitura e publicação de artigos.
  • Restabelecimento do e-mail principal da Revista REASE.

    15/07/2020

    Senhores leitores, autores, pareceristas, colaboradores, pesquisadores,  editores, e demais parceiros da Revista REASE. 

    Informamos a toda comunidade científica que o e- mail principal da Revista REASE (contato@periodicorease.pro.br) foi restabelecido como canal de comunicação com a equipe editorial da Revista REASE. 

    Seguimos à disposição de toda a comunidade acadêmica, 

    Prof.ª Patrícia Ribeiro

    Editora da Revista REASE.

    Saiba mais sobre Restabelecimento do e-mail principal da Revista REASE.
  • Substituição temporária do e-mail

    01/07/2020

    Senhores leitores, autores, pareceristas, colaboradores, pesquisadores,  editores, e demais parceiros da Revista REASE. 

    Informamos que temporariamente, o endereço eletrônico (contato.periodicorease@gmail.com) será utilizado para entrar em contato com a Revista REASE. Inclusive, pedimos que sejam reenviados os e-mails remetidos  entre 24.06 e 01.07.2020 para a caixa postal digital (contato@periodicorease.pro.br) que se encontra inoperante. As submissões e publicação das pesquisas continuam sem nenhum contratempo.

    Para proceder com o processo de submissão, usar o plug de cadastro no site ou link abaixo:

    https://periodicorease.pro.br/rease/user/register

    Qualquer nova informação ou ajustes nos canais de comunicação serão disponibilizados na seção de notícias da Revista REASE.

     Pedimos desculpas pelo inconveniente, 

    Seguimos à disposição de toda a comunidade acadêmica, 

    Prof.a Patrícia Ribeiro

    Editora da Revista REASE.

    Saiba mais sobre Substituição temporária do e-mail
  • Edição da Revista REASE Dezembro de 2019

    30/12/2019

    Queridos leitores, autores e parceiros!

    A alegria toma conta de todos nós que com muita luta colocamos o último exemplar da REASE em 2019 para o público. Obrigada a todos os parceiros! Obrigada a todos os autores, vocês nos arrancam sorrisos e aplausos com seus trabalhos! Para 2020, as edições mensais permanecerão e com a ampliação do número de artigos, sem perder de vista o compromisso com a Ciência e a qualidade das publicações! Aguardaremos as contribuições de todos vocês! 

    https://periodicorease.pro.br/rease/issue/view/5

    Um ano de 2020 de muita esperança, proteção e justiça para todos nós! 

    Equipe de editores da Revista REASE.

    Saiba mais sobre Edição da Revista REASE Dezembro de 2019
  • Publicação da Revista REASE v.5, n. 2

    02/12/2019

    Com imenso carinho, responsabilidade e sensação de dever cumprido que informo em um almoço com todos os nossos pareceristas, editores, revisores e colaboradores- saiu a nossa 2.ª edição da REASE. Fazer uma Revista de submissão rápida e com qualidade exige esforço coletivo e uma desmesurada dedicação de todos os envolvidos. Em 1 mês receber as submissões, avaliar e garantir lisura com todo o rigor acadêmico que exige para uma publicação de chancela pública, é tarefa das mais difíceis de cumprir, no entanto, sempre foi uma necessidade, para não dizer sonho do nosso grupo de trabalho.

     Não me demorarei com as palavras e divagações, no entanto, cumprirei o rito de agradecer a cada contribuição e cada trabalho enviado! Recebemos 48 artigos, e após vencida todas as etapas, publicamos 9. Mesmo atentando à rigidez da métrica da ciência, buscamos com todo cuidado respeitar a essência de cada escrito, de cada pesquisa porque ali, também, reside e emana uma identidade do autor que dever ser respeitada!

    Parabéns e obrigada a todos aqueles que nos enviaram seus trabalhos e especialmente aos autores publicados na Revista V.5, n.2. Me despeço e, em tempo informo que já estamos trabalhando para a próxima edição que está prevista para ser lançada em 30.12. 2019.

    Professora Patrícia Ribeiro.

    Editora Chefe da Revista REASE.

    Saiba mais sobre Publicação da Revista REASE v.5, n. 2
  • Informe

    10/10/2019

    Respondendo as inúmeras solicitações feitas por autores a partir do nosso e-mail de contato, informa-se:

    - São aceitos para publicação artigos das diversas áreas do conhecimento, tais como: direito, políticas públicas, atenção à saúde, controladoria, economia, educação, história, teatro, psicologia, práticas de saúde [...], pois todas são inseridas em humanidades e/ou ciências;

    - A Revista REASE a partir de setembro/2019 passou a ter plataforma digital independente e operacionaliza seus trabalhos em fluxo contínuo, ou seja, tornou-se mais célere nas suas publicações diante da concentração de esforços dos pareceristas, editores e equipe de trabalho. Essa condição cria uma dinâmica mais próxima às exigências da contemporaneidade digital, porém sem perder de vista a qualidade das pesquisas e achados investigativos publicados.

    - Não será cobrada NENHUMA taxa para SUBMISSÃO dos trabalhos a Revista REASE, por esse motivo, não será enviado nenhum boleto ou documento do gênero para o autor, antes que a Revista sinalize interesse pela publicação do estudo submetido à REASE.

    - Não será aceito mais de um artigo na mesma publicação com o mesmo autor, no entanto, a Revista REASE não se opõe ao nome do autor de um artigo figurar em outro estudo na condição de coautoria.

    - Não é vetada a participação de autores de instituições particulares ou grupos mistos de autoria. A exigência da Revista é pela qualidade dos trabalhos apresentados.

    A Revista Rease entrará em contato com os autores dos artigos a partir do e-mail:  contato@periodicorease.pro.br

                                                                                                                                                                                Cordialmente,

    Equipe de editoria da Revista REASE.

    Saiba mais sobre Informe
  • Chamada para submissão

    05/10/2019

     

    REASE- Revista Ibero- Americana de Humanidades, ciências e educação é uma publicação eletrônica de fluxo contínuo, com objetivo de constituir-se instrumento de comunicação, divulgação e intercâmbio de práticas, reflexões e resultados de pesquisas nos campos da humanidade, ciências e educação de caráter técnico-científico provenientes das atividades de ensino, pesquisa, extensão e serviço, oriundos das produções docentes, discentes e de pesquisadores.

    Todas as informações relativas ao envio dos manuscritos estão disponíveis no 
    link: https://periodicorease.emnuvens.com.br/rease/about/submissions.

    Saiba mais sobre Chamada para submissão