PLANEJAMENTO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DO COTIDIANO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12956Palavras-chave:
Planejamento Escolar. Cotidiano Educacional. Práticas Pedagógicas. Planejamento de Ensino.Resumo
Este artigo propicia uma reflexão a respeito da importância do planejamento escolar na construção do cenário educacional diário. O objetivo geral da pesquisa é investigar e analisar a relevância do planejamento, destacando seu impacto nas práticas pedagógicas e no alcance dos objetivos educacionais. Os objetivos específicos abrangem a identificação das bases teóricas que fundamentam o planejamento escolar, a análise do impacto direto nas práticas pedagógicas para promover uma abordagem mais eficaz no processo de ensino-aprendizagem, e a avaliação da percepção e engajamento dos profissionais da educação em relação ao planejamento e sua aplicação no cotidiano escolar. O referencial teórico abarca contribuições de Libâneo (1994 – 2016), Padilha (2001), Fonseca (2013), Vasconcellos (2002), entre outros. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, proporcionando uma compreensão abrangente da temática. O ato de planejar é caracterizado pela antecipação de ações, estabelecimento de metas e definição de meios viáveis para sua consecução. Por meio do planejamento, o professor otimiza esforços, evita improvisações, organiza os conteúdos ao longo do ano letivo e facilita a interação entre professor, aluno e conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY