DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO

Autores

  • Cleidiana Correia da Silva Universidade Del Sol – UNADES
  • Sandra Oliveira Costa Universidade Del Sol -UNADES
  • Valdelice Martins dos Reis Ferreira Universidade Del Sol – UNADES
  • Jeromice Moreira da Silva Universidade Del Sol – UNADE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10606

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Dificuldade de Aprendizagem. Inclusão.

Resumo

A Constituição Federal de 1988 estabelece que a educação é um direito garantido a todos. Nesse sentido, vê-se o desafio de efetivar os direitos dos alunos com dificuldades de aprendizagem. Os tópicos deste estudo relacionam-se com as dificuldades de aprendizagem e a integração das escolas, na prática docente, e o contexto mais geral de sua integração em atividades apoiadas pela política educacional pública, incluindo links para a legislação da Lei de Diretrizes e Fundamentos da Educação Nacional. Considerando que as dificuldades de aprendizagem têm se tornado um desafio cada vez mais comum e frequente nas instituições de ensino brasileiras. O estudo foi realizado por meio de um estudo bibliográfico, apresentando as ideias de diversos autores que atuam na área da educação para entender questões fundamentais sobre a aprendizagem, discutindo suas causas e consequências, entendendo a importância das políticas públicas inclusivas e o papel dos professores nesse processo. A pesquisa mostra que, para desenvolver práticas inclusivas na educação geral, é necessário entender as políticas públicas e o que dificulta o aprendizado dos alunos.

Biografia do Autor

Cleidiana Correia da Silva, Universidade Del Sol – UNADES

Acadêmica do curso de Mestrado da Universidade Del Sol – UNADES, San Lorenzo – Paraguay.

Sandra Oliveira Costa, Universidade Del Sol -UNADES

Acadêmica do curso de Mestrado da Universidade Del Sol – UNADES, San Lorenzo – Paraguay. 

Valdelice Martins dos Reis Ferreira, Universidade Del Sol – UNADES

Acadêmica do curso de Mestrado da Universidade Del Sol – UNADES, San Lorenzo – Paraguay.

Jeromice Moreira da Silva, Universidade Del Sol – UNADE

Prof. Drª. em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol – UNADES, San Lorenzo - Paraguay.

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Publicado

2023-08-21

Como Citar

Silva, C. C. da, Costa, S. O., Ferreira, V. M. dos R., & Silva, J. M. da. (2023). DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 1211–1222. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10606