PLANEJAMENTO ESCOLAR NA GESTÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12957Palavras-chave:
Ensino. Gestão Escolar. Interação. Planejamento Escolar.Resumo
O estudo aborda a temática do planejamento escolar na gestão pedagógica da escola, concentrando-se especificamente no planejamento relacionado à gestão pedagógica da escola. Reconhecendo o potencial do planejamento escolar para aprimorar a gestão pedagógica e criar um ambiente propício ao desenvolvimento educacional de alta qualidade, a pesquisa, de natureza qualitativa, realiza um estudo de revisão de literatura. O objetivo é analisar a influência e efetividade do planejamento escolar na gestão pedagógica da escola, buscando compreender como suas práticas contribuem para a promoção de um ambiente educacional de qualidade. No contexto complexo do cenário educacional, destaca-se a percepção de que o planejamento escolar desempenha um papel contínuo e efetivo, considerando diversas tipologias, para otimizar a gestão educacional e aprimorar as práticas pedagógicas. A pesquisa propõe responder à seguinte questão: Como o planejamento escolar contribui para a efetividade da gestão pedagógica na escola, influenciando positivamente as práticas educacionais e o alcance de objetivos acadêmicos e sociais? Na discussão, enfatiza-se a necessidade de transcender a visão burocrática, fragmentada e instrumental do planejamento, buscando percebê-lo como um processo participativo, reflexivo, flexível, integrador e contínuo. Conclui-se, portanto, que é essencial repensar o planejamento de ensino para além dos elementos estruturantes de um plano de aula, integrando a escola e o contexto social, contrapondo-se à fragmentação do conhecimento, dos processos e das relações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY