POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: EDUCAÇÃO BÁSICA E DE QUALIDADE

Autores

  • Eliane Alves e Silva Nascimento Universidad del Sol – Paraguay
  • Geniana Vieira dos Santos Universidad del Sol – Paraguay
  • Silma Peres Cruvinel Universidad del Sol – Paraguay
  • Jeromice Moreira da Silva Universidad del Sol – Paraguay

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10577

Palavras-chave:

Políticas públicas. Estado. Qualidade na educação. Educação básica.

Resumo

A pesquisa sobre as políticas públicas aplicadas para a educação básica exigiu uma análise aprofundada do progresso educacional no Brasil desde a época da colonização, destacando tanto os avanços quanto os retrocessos no processo de ensino. Além disso, foi necessário descrever a origem do Estado e sua evolução histórica, bem como definir as políticas públicas educacionais. O objetivo principal do estudo foi investigar se as políticas públicas destinadas à educação básica estão conseguindo promover a qualidade na educação básica, a partir de uma pesquisa exploratória com coleta de dados em livros, revistas e outros artigos publicados sobre o tema. O tratamento dos dados iniciou com a seleção e leitura das obras, interpretação dos textos e apresentação da análise crítica. O estudo revelou que apesar das políticas públicas aplicadas à educação vem sendo implementadas desde a colonização brasileira, ainda não conseguiu a efetivação de um ensino de qualidade na educação básica. Concluiu-se, portanto, embora a promulgação da Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tenham apresentado propostas visando a promoção de um ensino de qualidade, é preciso uma maior discussão envolvendo os atores da escola e tomada de decisões mais participativas e democráticas.

Biografia do Autor

Eliane Alves e Silva Nascimento, Universidad del Sol – Paraguay

Mestre em Ciências da Educação - pela Universidad del Sol – UNADES, San Lorenzo, Paraguay.

Geniana Vieira dos Santos, Universidad del Sol – Paraguay

Mestre em Ciências da Educação - pela Universidad del Sol – UNADES, San Lorenzo, Paraguay, https://orcid.org/0009-0006-8090-1133. 

Silma Peres Cruvinel, Universidad del Sol – Paraguay

Mestre em Ciências da Educação - pela Universidad del Sol – UNADES, San Lorenzo, Paraguay, https://orcid.org/0009-0007-6047-3685. 

Jeromice Moreira da Silva, Universidad del Sol – Paraguay

Doutora em Ciências da Educação - pela Universidad del Sol – UNADES, San Lorenzo, Paraguay.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Nascimento, E. A. e S., Santos, G. V. dos, Cruvinel, S. P., & Silva, J. M. da. (2023). POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: EDUCAÇÃO BÁSICA E DE QUALIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 15–30. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10577