OS DESAFIOS DA VALORIZAÇÃO DOCENTE: ENTRE A PRECARIZAÇÃO E A LUTA PELA DIGNIDADE PROFISSIONAL

Autores

  • Raul Vasconcelos Caminha Veni Creator Christian Cristian University
  • Miriam Espíndula dos Santos Freire UFPB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20564

Palavras-chave:

Trabalho docente. Políticas educacionais. Neoliberalismo. Valorização profissional. Educação básica.

Resumo

O artigo busca fazer a analise sobre a precarização docente no Brasil, sob a ótica da desvalorização do professor e a perda da qualidade na educação. A partir das reformas neoliberais que foram fomentados por organismos internacionais aumentaram a flexibilização e a intensificação do trabalho docente o que impactou também a autonomia pedagógica. Com embasamento de autores como Barroso (2005) e Feldfeber (2006) que denunciam essa mercantilização na educação com impactos na saúde dos professores. Assim a valorização é analisada sob os eixos da formação, remuneração e condições de trabalho, Mesmo com avanços como a Lei do Piso (2008), apresentam-se como medidas insuficientes , especialmente em Pernambuco, onde nossa pesquisa foi realizada, com jornadas de trabalho excessivas e perseguições contra docentes em formação. A Meta 17 do PNE (2014-2024) enfrenta entraves financeiros e políticos. Assim, procuramos demonstrar que o reconhecimento na profissão é essencial para a dignidade dos professores, sendo enfraquecido por políticas meritocráticas que ignoram a complexidade que existe na educação. Nesse artigo procuramos apresentar um fundamento que ampara a valorização docente a partir de políticas públicas integradas, em oposição ao desmonte do Estado e da lógica neoliberal, exigindo de todos uma mobilização social para uma educação emancipadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raul Vasconcelos Caminha, Veni Creator Christian Cristian University

Formado em História, especialização em História do Brasil pela FAFICA - Caruaru PE. Professor do Fundamental 2 pelo município de Brejo da Madre de Deus e do Ensino Médio pelo SEE/PE Estado de PE. Aluno de Mestrado da Faculdade de Pós-graduação em Ciências da Educação da Veni Creator Christian Cristian University.

Miriam Espíndula dos Santos Freire, UFPB

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPB, Professora Orientadora;

Downloads

Publicado

2025-08-08

Como Citar

Caminha, R. V., & Freire, M. E. dos S. (2025). OS DESAFIOS DA VALORIZAÇÃO DOCENTE: ENTRE A PRECARIZAÇÃO E A LUTA PELA DIGNIDADE PROFISSIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 724–750. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20564