OS DESAFIOS DA VALORIZAÇÃO DOCENTE: ENTRE A PRECARIZAÇÃO E A LUTA PELA DIGNIDADE PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20564Palavras-chave:
Trabalho docente. Políticas educacionais. Neoliberalismo. Valorização profissional. Educação básica.Resumo
O artigo busca fazer a analise sobre a precarização docente no Brasil, sob a ótica da desvalorização do professor e a perda da qualidade na educação. A partir das reformas neoliberais que foram fomentados por organismos internacionais aumentaram a flexibilização e a intensificação do trabalho docente o que impactou também a autonomia pedagógica. Com embasamento de autores como Barroso (2005) e Feldfeber (2006) que denunciam essa mercantilização na educação com impactos na saúde dos professores. Assim a valorização é analisada sob os eixos da formação, remuneração e condições de trabalho, Mesmo com avanços como a Lei do Piso (2008), apresentam-se como medidas insuficientes , especialmente em Pernambuco, onde nossa pesquisa foi realizada, com jornadas de trabalho excessivas e perseguições contra docentes em formação. A Meta 17 do PNE (2014-2024) enfrenta entraves financeiros e políticos. Assim, procuramos demonstrar que o reconhecimento na profissão é essencial para a dignidade dos professores, sendo enfraquecido por políticas meritocráticas que ignoram a complexidade que existe na educação. Nesse artigo procuramos apresentar um fundamento que ampara a valorização docente a partir de políticas públicas integradas, em oposição ao desmonte do Estado e da lógica neoliberal, exigindo de todos uma mobilização social para uma educação emancipadora.
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