PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: CONCEITOS, CONTRIBUIÇÕES E EFICÁCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Iraildes Maria Barbosa Reis Universidad Del Sol – UNADES
  • Selma Pereira Martins Universidad Del Sol – UNADES
  • Zélia Maria Barbosa Lima Universidad Del Sol – UNADES
  • Jeromice Moreira da Silva Universidad Del Sol – UNADES

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13560

Palavras-chave:

Planejamento educacional. Políticas públicas planejamento educacional na prática pedagógica.

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral analisar e definir os conceitos fundamentais associados ao planejamento educacional, investigando sua contribuição para o alcance dos objetivos propostos pelas políticas públicas e avaliando sua eficácia na prática pedagógica. Os objetivos específicos buscam analisar e definir os conceitos fundamentais relacionados ao planejamento educacional, investigar a contribuição do planejamento educacional para o alcance dos objetivos estabelecidos pelas políticas públicas e avaliar a eficácia do planejamento educacional na prática pedagógica. Partindo da premissa de que o planejamento norteia e enriquece o trabalho de professores e pedagogos, este estudo busca compreender como os conceitos fundamentais do planejamento educacional influenciam o alcance dos objetivos delineados pelas políticas públicas e de que maneira essa influência se manifesta na eficácia do processo na prática pedagógica. Como os conceitos fundamentais do planejamento educacional contribuem para atingir os objetivos propostos pelas políticas públicas, e de que forma essa contribuição repercute na eficácia do processo na prática pedagógica? Os referenciais teóricos fundamentais incluem Piletti (1990), Lopes (1991), Vasconcellos (2006), Saviani (2010), entre outros, fornecendo uma base sólida para a análise e compreensão do papel do planejamento educacional. A metodologia adotada consistiu em um estudo de revisão teórica abrangendo planejamento educacional, políticas públicas e planejamento educacional na prática pedagógica. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi estruturada em duas etapas: uma pesquisa bibliográfica em bases de dados virtuais e a aplicação da técnica de análise, interpretação de dados e revisão bibliográfica da produção científica em educação. Os resultados indicam que o planejamento eficaz demanda intenções passíveis de realização, alinhando-se com o proposto. Estratégias planejadas desempenham um papel significativo no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo de maneira substancial para o alcance dos objetivos educacionais.

Biografia do Autor

Iraildes Maria Barbosa Reis, Universidad Del Sol – UNADES

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY.

Selma Pereira Martins, Universidad Del Sol – UNADES

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY.

Zélia Maria Barbosa Lima, Universidad Del Sol – UNADES

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY.

Jeromice Moreira da Silva, Universidad Del Sol – UNADES

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES – Paraguai – PY

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Publicado

2024-04-19

Como Citar

Reis, I. M. B., Martins, S. P., Lima, Z. M. B., & Silva, J. M. da. (2024). PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: CONCEITOS, CONTRIBUIÇÕES E EFICÁCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 2009–2021. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13560