PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: NEOLIBERALISMO E DESVALORIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20562Palavras-chave:
Trabalho docente. Políticas educacionais. Neoliberalismo. Valorização profissional. Educação básica.Resumo
Propõe-se, neste trabalho, como objetivo principal a precarização do trabalho docente no Brasil, com foco na educação pernambucana em relação as políticas públicas que o estado de Pernambuco adotou na área da educação. Para organização metodológica desse trabalho usamos entre outros autores uma fundamentação de análise de conteúdo de Bardin (1977). Nos concentramos em análises de produções acadêmicas (teses e dissertações) relevantes em um recorte de 2007 – 2025, onde identificamos categorias como; condições de trabalho, formação continuada, políticas públicas, valorização do trabalho docente e qualidade na educação. Foram analisados os efeitos da precarização docente na educação básica, com ênfase para os efeitos das políticas neoliberais, a intensificação do trabalho, a desvalorização dos salários e perda de autonomia dos professores. Foi percebido na dialética dos estudos analisados e da ponte com os autores uma mercantilização da educação, a proletarização do trabalho docente com impactos significativos na saúde dos professores e na qualidade da educação.
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