PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: NEOLIBERALISMO E DESVALORIZAÇÃO

Autores

  • Raul Vasconcelos Caminha Veni Creator Christian University
  • Miriam Espíndula dos Santos Freire UFPB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20562

Palavras-chave:

Trabalho docente. Políticas educacionais. Neoliberalismo. Valorização profissional. Educação básica.

Resumo

Propõe-se, neste trabalho, como objetivo principal a precarização do trabalho docente no Brasil, com foco na educação pernambucana em relação as políticas públicas que o estado de Pernambuco adotou na área da educação. Para organização metodológica desse trabalho usamos entre outros autores uma fundamentação de análise de conteúdo de Bardin (1977). Nos concentramos em análises de produções acadêmicas (teses e dissertações) relevantes em um recorte de 2007 – 2025, onde identificamos categorias como; condições de trabalho, formação continuada, políticas públicas, valorização do trabalho docente e qualidade na educação. Foram analisados os efeitos da precarização docente na educação básica, com ênfase para os efeitos das políticas neoliberais, a intensificação do trabalho, a desvalorização dos salários e perda de autonomia dos professores. Foi percebido na dialética dos estudos analisados e da ponte com os autores uma mercantilização da educação, a proletarização do trabalho docente com impactos significativos na saúde dos professores e na qualidade da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raul Vasconcelos Caminha, Veni Creator Christian University

Formado em História, especialização em História do Brasil pela FAFICA - Caruaru PE. Professor do Fundamental 2 pelo município de Brejo da Madre de Deus e do Ensino Médio pelo SEE/PE Estado de PE. Aluno de Mestrado da Faculdade de Pós-graduação em Ciências da Educação da Veni Creator Christian Cristian University. 

Miriam Espíndula dos Santos Freire, UFPB

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPB, Professora Orientadora.

Downloads

Publicado

2025-08-08

Como Citar

Caminha, R. V., & Freire, M. E. dos S. (2025). PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: NEOLIBERALISMO E DESVALORIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 887–910. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20562