AUTISMO: SINAIS, NÍVEIS DE SUPORTE E DIAGNÓSTICO-UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS RECENTES

Autores

  • Maria Elisa Vaz de Faria UNINQ
  • Marcia Guaraciara de Souza Borba UNINQ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14706

Palavras-chave:

Autismo. Diagnóstico. Sinais. Níveis de suporte. Diagnóstico do TEA.

Resumo

Este artigo buscou discutir os sinais, os métodos diagnósticos e os níveis de suporte do Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo a classificação baseado na escala do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5, 2013) e novas possibilidades de diagnóstico deste distúrbio do neurodesenvolvimento, que se apresenta nos primeiros anos de vida e é caracterizado por défices na comunicação e na interação social e por padrões repetitivos e restritos do comportamento e falta de empatia.Segundo publicado no Informe Semanal de Morbilidad y Mortalidade (MMWR), do Centers for Disease Control and Prevention, de 23 de março de 2023, uma em cada 36 crianças de 8 anos de idade (2,8%) foram identificadas com autismo. Com números tão altos, faz-se necessária a busca por métodos cada vez mais precisos de diagnóstico, para que este seja o mais cedo possível, possibilitando assim a introdução de terapias de forma precoce.As fontes de busca foram restritas aos materiais em meio digital, disponibilizados no site da Universidade de São Paulo (USP); no site da Academia.edu, bem como ao site SCIELO. Os períodos de coleta de materiais foi entre 2015 e 2024, sendo estabelecida esta limitação para os materiais revisados. Realizou-se uma triagem, selecionando apenas os materiais relacionados diretamente aos sinais, níveis de suporte e métodos de diagnóstico do transtorno e que atendesse ao objetivo estabelecido.

Biografia do Autor

Maria Elisa Vaz de Faria, UNINQ

Mestranda em Intervenção em Dificuldades de Aprendizado da University UNINQ.

 

Marcia Guaraciara de Souza Borba, UNINQ

Orientadora do Master em Intervenção em Dificuldades de Aprendizado da University UNINQ.

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Publicado

2024-06-26

Como Citar

Faria, M. E. V. de, & Borba, M. G. de S. (2024). AUTISMO: SINAIS, NÍVEIS DE SUPORTE E DIAGNÓSTICO-UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS RECENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 4100–4112. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14706