AS GÍRIAS E O VOCABULÁRIO PRISIONAL COMO UM MECANISMO IDENTITÁRIO E CULTURAL NO SISTEMA PRISIONAL DO RS

Autores

  • Givago Martin de Souza UNISC
  • Roger Rodrigues Islabão Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Augusto Rostirolla UNISC
  • Leonardo Mattos IBRA
  • Adriano Dias de Oliveira Universidade do Vale do Río dos Sinos - UNISINOS
  • Jeronimo Prade da Silva Uninter

Palavras-chave:

Gíria. Cultura. Sistema Prisional

Resumo

Temos o prazer de apresentar o livro digital intitulado "As Gírias e o Vocabulário Prisional como um Mecanismo Identitário e Cultural no Sistema Prisional do RS", uma obra que se divide em três capítulos e se dedica a uma investigação profunda sobre o uso de gírias e vocabulário específico no contexto prisional do Rio Grande do Sul, destacando sua importância como elementos identitários e culturais entre os privados de liberdade.

No primeiro capítulo, adentramos o conceito de gíria, sua definição e sua relevância dentro das comunidades linguísticas. Analisamos minuciosamente a origem e a disseminação das gírias em diferentes grupos sociais, incluindo o ambiente prisional, ressaltando seu papel na construção de identidades grupais e na comunicação interpessoal.

Já no segundo capítulo, intitulado "A Relação entre Gíria e o Grupo dos Privados de Liberdade no Estado do RS", exploramos a conexão entre as gírias e o grupo dos privados de liberdade no estado gaúcho. Investigamos o uso cotidiano das gírias nas prisões, sua evolução ao longo do tempo e sua importância dentro da subcultura carcerária, além de discutirmos como as gírias podem refletir aspectos socioculturais e políticos do ambiente prisional.

No terceiro e último capítulo, aprofundamos a análise sobre o papel das gírias e do vocabulário prisional como mecanismos identitários e culturais. Exploramos como esses elementos linguísticos contribuem para a construção e manutenção de identidades individuais e coletivas entre os detentos, bem como para a preservação de tradições culturais próprias do ambiente carcerário.

Ao longo de toda a obra, oferecemos uma visão abrangente e detalhada sobre o tema, embasada em uma pesquisa minuciosa e em uma análise crítica fundamentada em teorias sociolinguísticas e estudos antropológicos. Esperamos que este livro contribua significativamente para uma compreensão mais ampla e sensível da complexidade da linguagem e da cultura no contexto prisional do Rio Grande do Sul.

Desejamos a todos uma excelente leitura e reflexão sobre os temas abordados.

Os autores

Biografia do Autor

Givago Martin de Souza, UNISC

Administração - Ulbra. MBA em Marketing Estratégico - UNISC.

Roger Rodrigues Islabão, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Bacharel em Direito - Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.

Augusto Rostirolla, UNISC

Bacharel em direito - UNISC.

Leonardo Mattos, IBRA

Bacharel em Administração de empresas com ênfase em Marketing pela Estácio e bacharel em Ciências sociais pela IBRA. Pós-graduado em Teoria do crime pela IBRA.

Adriano Dias de Oliveira, Universidade do Vale do Río dos Sinos - UNISINOS

História - licenciatura plena - Universidade do Vale do Río dos Sinos - UNISINOS.

Jeronimo Prade da Silva, Uninter

Tecnologia em marketing-Uninter.

Downloads

Publicado

2024-03-19

Como Citar

Souza, G. M. de, Islabão, R. R., Rostirolla, A., Mattos, L., Oliveira, A. D. de, & Silva, J. P. da. (2024). AS GÍRIAS E O VOCABULÁRIO PRISIONAL COMO UM MECANISMO IDENTITÁRIO E CULTURAL NO SISTEMA PRISIONAL DO RS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12–64. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13243

Edição

Seção

E-books

Categorias