FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: POLÍTICAS, PRÁTICAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS À LUZ DA BNC-FORMAÇÃO E DA BNCC

Autores

  • Luiz Fernando Ridolfi UNEATLANTICO https://orcid.org/0000-0003-4918-0420
  • Ereci Teresinha Vianna Druzzian UNEATLANTICO
  • Adriana Mayrink Linhares UNEATLANTICO
  • Silvana Dias Sampaio UNEATLANTICO
  • Pâmela André UNEATLANTICO
  • Janiane Melo da Silva UNEATLANTICO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22057

Palavras-chave:

Formação Continuada. Políticas Educacionais. BNCC. BNC-Formação. Profissionalização Docente.

Resumo

Este estudo analisa criticamente as políticas e práticas de formação continuada de professores da Educação Básica no Brasil, com base em um estudo de caso qualitativo realizado no Centro de Artes e Educação Física (CAEF/UFRGS), integrante da antiga Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (MEC). A investigação, originalmente desenvolvida no âmbito de uma pesquisa de mestrado, é aqui atualizada à luz das recentes diretrizes que orientam a política educacional brasileira, especialmente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), a Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNC-Formação, 2019-2020) e as metas do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024). A partir da análise textual discursiva e do referencial teórico de autores como Nóvoa, Tardif, Imbernón, Marcelo e Gatti, discute-se os limites e potencialidades das políticas de formação docente e sua relação com a profissionalização e valorização do magistério. Os resultados evidenciam a necessidade de programas de formação continuada que dialoguem com as demandas reais da escola e promovam práticas reflexivas e colaborativas, superando modelos pontuais e transmissivos ainda predominantes. O estudo conclui que a formação continuada deve ser concebida como política de Estado, articulada à carreira, ao desenvolvimento profissional e a melhoria da qualidade da educação pública.

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Biografia do Autor

Luiz Fernando Ridolfi, UNEATLANTICO

Mestre em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4918-0420.

Ereci Teresinha Vianna Druzzian, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação com ênfase em Formação de Professores,Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). 

Adriana Mayrink Linhares, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação com ênfase em Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). 

Silvana Dias Sampaio, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação com ênfase em Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).  

Pâmela André, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação com ênfase em Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Janiane Melo da Silva, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação com ênfase em Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). 

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Publicado

2025-11-10

Como Citar

Ridolfi, L. F., Druzzian, E. T. V., Linhares, A. M., Sampaio, S. D., André, P., & Silva, J. M. da. (2025). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: POLÍTICAS, PRÁTICAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS À LUZ DA BNC-FORMAÇÃO E DA BNCC. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 2089–2101. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22057