GESTÃO ESCOLAR: LIMITES E POSSIBILIDADES DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

Autores

  • Ionara da Paixão Tavares Nascimento Universidade Cândido Mendes-UCAM
  • Gleydson da Paixão Tavares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Palavras-chave:

Gestão Escolar. Projeto Político-Pedagógico. Educação. Escola.

Resumo

As instituições de ensino têm um papel fundamental para a construção da sociedade por meio de sua responsabilidade de formar cidadãs/ãos. O seu propósito deve colaborar para o exercício pleno da cidadania e para o mundo do trabalho, por meio de uma educação democrática - direito universal e constitucional. É na escola que acontece a interação entre os membros da comunidade educativa com vistas à promoção das relações humanas, tendo como objetivo uma sociedade mais justa, mais igualitária e menos preconceituosa.

Nesse sentido, a gestão escolar desempenha um papel fundamental, considerando que abrange as dimensões administrativo-financeira e didático-pedagógica. A perspectiva democrática e inclusiva devem ser os pilares da gestão, prezando tanto pela participação de todas/os da comunidade escolar (profissionais da educação, professoras/es e seu entorno) quanto pelo reconhecimento das necessidades, da pluralidade e da diversidade da população.

Ante o exposto, é imperativo e necessária a elaboração de um Projeto Político-Pedagógico (PPP) que atenda às reais necessidades da escola e da comunidade que a compõe, com vistas a uma educação libertária, democrática e emancipatória.

Este livro é fruto de uma pesquisa realizada para fins acadêmicos que tem como objetivo geral analisar a participação da/o professora/r na elaboração e execução do Projeto Político-Pedagógico.

Reúne textos que discutem aspectos do planejamento educacional, sobre o projeto político-pedagógico e sobre as percepções das/os professoras/es na elaboração e execução do PPP.

No Capítulo I, será abordada a história do planejamento e seus diversos conceitos. O planejamento educacional ganhará destaque quando abordarmos o Projeto Político-Pedagógico, o Plano Curricular, o Plano de Ensino, o Plano de Curso e o Plano de Aula. Compreende-se ser de fundamental importância a realização do planejamento no contexto educacional, pois, por meio dele, a unidade de ensino delineia os percursos que serão seguidos e os objetivos a serem alcançados.

O Capítulo II tem por objetivo explanar sobre o Projeto Político-pedagógico (PPP) quando destacaremos, entre outros aspectos, os seus princípios norteadores. Será enfocado também as/os suas/seus principais atrizes/atores, dando uma ênfase maior à/ao gestora/r educacional, à/ao coordenadora/r pedagógica/o e às/aos professoras/es.

 Já o Capítulo III apresentará os procedimentos metodológicos, bem como discutirá os resultados da pesquisa por meio da análise dos dados e das informações centrada na percepção das/os professoras/es no que diz respeito a gestão escolar, à/ao gestora/r e ao PPP.

Esperamos que as leituras contribuam para uma melhor e mais profunda reflexão sobre a importância do Projeto Político-Pedagógico e sobre a relevância de uma gestão democrática e participativa com vistas a uma educação para todas/os.

 

Boa leitura!

A autora e o autor,

Ionara da Paixão Tavares Nascimento

Gleydson da Paixão Tavares

 

 

Biografia do Autor

Ionara da Paixão Tavares Nascimento, Universidade Cândido Mendes-UCAM

Especialista em Administração Escolar – Universidade Cândido Mendes / UCAM (RJ). Professora e Vice-Diretora do Educandário Pero Vaz de Caminha, da Rede Pública Municipal de Ensino de Porto Seguro (Ba).

Gleydson da Paixão Tavares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutorando em Educação Científica e Formação de Professores – PPG ECFP, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB / Canpus Jequié-Ba. Técnico Universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus-Ba e Professor-Tutor do Curso de Pedagogia EaD/UESC.

 

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Nascimento, I. da P. T., & Tavares, G. da P. (2023). GESTÃO ESCOLAR: LIMITES E POSSIBILIDADES DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 13–69. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/12734