GESTÃO ESCOLAR: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.620Palavras-chave:
Educação. Gestão Escolar. Planejamento. Currículo.Resumo
O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica, que analisa os principais fundamentos da gestão escolar quanto articulação das práticas pedagógica, com foco no resultado da aprendizagem dos estudantes. Aborda o papel da equipe gestora da escola como essencial ente articulador do processo de ensino para que os estudantes possam galgar aprendizagem significativa no processo de escolarização. Diante disto, enfatiza os princípios educacionais pertinentes às necessidades educacionais vigentes, indispensáveis à formação acadêmica das pessoas no contexto do Século XXI. Ressalta a importância do Planejamento Educacional para que o Projeto Político Pedagógico espelhe a percepção do modelo pedagógico da escola, o processo de avaliação e sua relevância para a promoção de estratégias de melhoria do ensino-aprendizagem. Aponta que a gestão dos resultados educacionais visa à qualidade da educação oferecida pela escola, contribuindo para a elaboração de estratégias mitigadoras das problemáticas de dificultam a significativa aprendizagem dos educandos. Desse modo, conclui que a gestão dos indicadores de resultado na escola é um desafio inerente à dialética dos fazeres da gestão escolar, de modo que a aprendizagem seja emancipadora.
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