PRÁTICA DOCENTE: SABERES E FAZERES NA ERA DA INFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.586Palavras-chave:
Prática docente. Saberes. Fazeres.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a prática pedagógica do professor, enquanto mediador do conhecimento, face aos saberes que fundamentam a aprendizagem dos educandos, em vista de sua autonomia para o exercício da cidadania. Aponta caminhos para uma prática docente em tempos de globalização. Fundamenta-se em teóricos como Tardif, Perrenoud, Bourdieu, Freire, Rios, Libâneo, Rego entre outros, que dão à instituição de ensino orientações à problematização dos desafios educacionais, a promover uma ação transformadora fortalecida pela razão coletiva que organiza um trabalho progressivo diante da contextualidade escolar. Para isso, segue um processo de pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa no propósito de entender o homem como ser social e histórico. Assim, ressalta que os caminhos de aquisição do conhecimento convergem a uma humanização autêntica, dedicada ao ser humano em sua totalidade. Mostra como lidar com a diversidade, compreendendo o sentido da docência e das mudanças pedagógicas, exigidas no mundo atual.
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