IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO PARA UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

Autores

  • Francisco de Assis Amorim de Araújo Unidade Regional de Educação de Zé Doca – MA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.633

Palavras-chave:

Escola. Gestão. Participação.

Resumo

O objetivo deste trabalho é fazer uma abordagem sobre a importância do Projeto Político Pedagógico, quanto elemento que legitima a gestão democrática da escola. Segue o viés explicativo explique de como acontece a dinâmica do processo de participação na elaboração e aplicação do PPP como instrumento primordial à condução da escola pela equipe gestora, na articulação dos diversos seguimentos inerentes ao processo de ensino e aprendizagem. Trabalho de natureza bibliográfica, fundamentado em autores com larga experiência investigativa sobre a problemática em questão, a abertura a integração  das famílias e publicações das ações realizadas pela comunidade escolar à sociedade em geral. Reflexão que se busca ao longo do texto produzido demonstrar que a razão sociopolítica que envolve a escola, contida no seu projeto pedagógico, tem como meta o desenvolvimento de um elevado nível de produtividades acadêmicas dos estudantes, cujos indicadores demonstrem qualidade de aprendizagem. Assim, conclui que a gestão precisa articular na proposta pedagógica um currículo que esteja voltado para as necessidades atuais dos educandos, que insere um modelo de planejamento significativo e participativo. Para garantir um debate permanente e abrangente sobre o currículo, trazendo sempre novos saberes e atitudes às responsabilidades da escolar em si.  

Biografia do Autor

Francisco de Assis Amorim de Araújo , Unidade Regional de Educação de Zé Doca – MA

Licenciado em Filosofia, História e Pedagogia. Especialista em Coordenação Pedagógica e Metodologia do Ensino de Filosofia. Mestre em Educação. Doutorando em Ciência da Educação. Atua como professor na rede pública de ensino da educação básica do Estado do Maranhão e em instituições privadas de ensino superior. Técnico pedagógico na Unidade Regional de Educação de Zé Doca – MA (URE/SEDUC).

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Araújo , F. de A. A. de . (2021). IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO PARA UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 16. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.633