A INTEGRAÇÃO DA BNCC NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17946Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular. Educação inclusiva. Projeto Político Pedagógico. Práticas pedagógicas. Realidade escolar.Resumo
A pesquisa analisou os desafios e estratégias relacionados à integração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao Projeto Político Pedagógico (PPP), com foco na promoção de uma educação inclusiva e contextualizada às diferentes realidades escolares brasileiras. O objetivo principal foi investigar como esses dois instrumentos podem ser articulados para assegurar aprendizagens significativas e atender às demandas normativas e locais. A metodologia utilizada seguiu uma abordagem dedutiva, descritiva e exploratória, com revisão bibliográfica sobre os fundamentos teóricos e práticos que sustentam a BNCC e o PPP. A análise evidenciou que a implementação enfrenta obstáculos como falta de formação docente, recursos insuficientes e dificuldades na adaptação curricular às diversidades culturais e regionais. Foram identificadas práticas pedagógicas bem-sucedidas que demonstram a possibilidade de superar esses desafios, principalmente por meio de estratégias colaborativas, como a formação continuada de professores, a gestão democrática e a inclusão de metodologias participativas no processo de construção do PPP. Constatou-se que o PPP é um instrumento essencial para contextualizar as diretrizes da BNCC, fortalecendo o vínculo entre a escola e sua comunidade. A pesquisa concluiu que a articulação eficaz entre BNCC e PPP exige planejamento estratégico, participação ativa de todos os agentes escolares e investimentos em políticas públicas que promovam equidade e inovação pedagógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY