FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17980Palavras-chave:
Educação inclusiva. Formação docente. Políticas públicas. Tecnologias assistivas. Diversidade escolar.Resumo
Este estudo investiga os desafios e as estratégias de implementação da educação inclusiva no Brasil, com foco nas dificuldades enfrentadas pelos docentes e nas políticas públicas voltadas à inclusão. O objetivo principal foi analisar como as barreiras estruturais, pedagógicas e culturais impactam a prática docente e sugerir soluções para a melhoria do processo inclusivo nas escolas brasileiras. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando análise de literatura e estudo de caso com professores da educação básica. Os resultados revelam que, embora existam avanços legislativos em termos de políticas inclusivas, a formação inicial dos professores ainda é insuficiente para lidar com a diversidade presente em sala de aula, refletindo na escassez de recursos pedagógicos adequados e na resistência cultural à inclusão. Além disso, a pesquisa aponta que a implementação das políticas públicas necessita de maior consistência e continuidade, especialmente no que diz respeito à formação continuada dos educadores e ao uso de tecnologias assistivas. A análise conclui que a educação inclusiva requer um esforço coletivo entre o governo, as instituições educacionais e a comunidade escolar, com o objetivo de criar um ambiente educacional acessível e equitativo, que respeite e promova efetivamente os direitos de todos os alunos, independentemente de suas necessidades específicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY