FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17980

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Formação docente. Políticas públicas. Tecnologias assistivas. Diversidade escolar.

Resumo

Este estudo investiga os desafios e as estratégias de implementação da educação inclusiva no Brasil, com foco nas dificuldades enfrentadas pelos docentes e nas políticas públicas voltadas à inclusão. O objetivo principal foi analisar como as barreiras estruturais, pedagógicas e culturais impactam a prática docente e sugerir soluções para a melhoria do processo inclusivo nas escolas brasileiras. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando análise de literatura e estudo de caso com professores da educação básica. Os resultados revelam que, embora existam avanços legislativos em termos de políticas inclusivas, a formação inicial dos professores ainda é insuficiente para lidar com a diversidade presente em sala de aula, refletindo na escassez de recursos pedagógicos adequados e na resistência cultural à inclusão. Além disso, a pesquisa aponta que a implementação das políticas públicas necessita de maior consistência e continuidade, especialmente no que diz respeito à formação continuada dos educadores e ao uso de tecnologias assistivas. A análise conclui que a educação inclusiva requer um esforço coletivo entre o governo, as instituições educacionais e a comunidade escolar, com o objetivo de criar um ambiente educacional acessível e equitativo, que respeite e promova efetivamente os direitos de todos os alunos, independentemente de suas necessidades específicas.

 

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Biografia do Autor

Marcos Ribeiro Reis, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação, Christian Business School (CBS). 

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Biologia. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

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Publicado

2025-01-27

Como Citar

Reis, M. R., & Coutinho, D. J. G. (2025). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 2386–2405. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17980