EFEITOS COLATERAIS ASSOCIADOS AO USO DO ACETATO DE TREMBOLONA EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO

Autores

  • Jean Felipe Pires UNIFACS
  • Matheus Santos Muniz UNIFACS
  • Elber Araujo das Neves Araujo UNIFACS
  • Juliana Lima Gomes Rodrigues UNIFACS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5828

Palavras-chave:

Anabolizantes. Hormônios. Musculação. Acetato de Trembolona.

Resumo

O uso de esteroides anabolizantes androgênicos (EAA) é bastante recorrente no ambiente da musculação, devido à sua capacidade de facilitar o processo de ganho de massa muscular e aumento da força nos indivíduos que utilizam estas substâncias. O hormônio Acetato de Trembolona é considerado um dos esteroides mais poderosos desde a sua criação e, portanto, é amplamente utilizado pelos atletas do Bodybuilding. Pode produzir resultados esteticamente satisfatórios, mas também é capaz causar uma serie de efeitos negativos em quem o utiliza. O presente estudo busca evidenciar quais os principais riscos associados ao uso da substância. Trata-se de uma revisão integrativa. Com base nos trabalhos selecionados a partir dos critérios de inclusão e exclusão previamente definidos, é possível concluir que o Acetato de Trembolona possibilita um aumento muscular e de força satisfatórios, através do aumento da síntese protéica síntese de hidrogênio o hormônio anabólico IGF-1, que aumenta a massa corporal enquanto elimina o excesso de gordura corporal. No entanto, os efeitos negativos podem apresentar-se na mesma intensidade em quem o utiliza, ficando a cargo do usuário avaliar o “custo-benefício” de sua utilização.

Biografia do Autor

Jean Felipe Pires, UNIFACS

Graduando em Farmácia, instituição universidade Salvador - UNIFACS. 

Matheus Santos Muniz, UNIFACS

Graduando em Farmácia, instituição universidade Salvador - UNIFACS. 

Elber Araujo das Neves Araujo, UNIFACS

Graduando em Farmácia, instituição universidade Salvador - UNIFACS.  

Juliana Lima Gomes Rodrigues, UNIFACS

Farmacêutica pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente da Universidade Salvador (UNIFACS). Farmacêutica no Laboratório de Imunologia e Biologia Molecular (LABIMUNO), Instituto de Ciências da Saúde (ICS/UFBA). 

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Pires, J. F. ., Muniz, M. S. ., Araujo, E. A. das N. ., & Rodrigues, J. L. G. . (2022). EFEITOS COLATERAIS ASSOCIADOS AO USO DO ACETATO DE TREMBOLONA EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 276–285. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5828