AUTOMEDICAÇÃO NA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

Autores

  • Alícia de Freitas Silva Universidade Salvador- UNIFACS
  • Jefferson Silva Pinho de Jesus Universidade Salvador- UNIFACS
  • Juliana Lima Gomes Rodrigues Universidade Salvador- UNIFACS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1038

Palavras-chave:

Automedicação. Pandemia. Coronavírus.

Resumo

A automedicação consiste em administrar por conta própria um ou mais medicamentos sem a orientação profissional e, com a grande quantidade de informações acessíveis na internet tornou- se um hábito comum no período de pandemia do novo coronavírus. O presente trabalho teve como objetivo expor sobre a utilização inadequada de medicamentos prescritos e isentos devido ao seu fácil acesso durante o isolamento social, retratar a possibilidade de efeitos indesejáveis relacionados aos medicamentos, consequente da automedicação, e destacar a ausência da prática clínica e de assistência nos fornecimentos farmacêuticos ao paciente. Os dados foram obtidos entre agosto de 2020 e maio de 2021. A Cloroquina/hidroxicloroquina, vitamina C, ivermectina, azitromicina, ibuprofeno e lopinavir-ritonavir são os medicamentos mais citados nos artigos científicos. Os anti-retrovirais foram relatados em sinergia com cloroquina/hidroxicloroquina, que foi a mais citada nos artigos relacionados à automedicação. O uso incorreto dessas substâncias pode causar efeitos colaterais graves, outros tipos de patologias ou até dependência. Sendo assim, o farmacêutico e a equipe multiprofissional devem orientar o paciente sobre o uso racional de medicamentos.

 

Biografia do Autor

Alícia de Freitas Silva, Universidade Salvador- UNIFACS

Graduação em farmácia Instituição de ensino: Universidade Salvador (UNIFACS). E-mail: aliciafs2017@gmail.com.

Jefferson Silva Pinho de Jesus, Universidade Salvador- UNIFACS

Graduação em farmácia. Instituição de ensino: Universidade Salvador (UNIFACS)
.E-mail: jeff.silva1998@gmail.com.

Juliana Lima Gomes Rodrigues, Universidade Salvador- UNIFACS

Docente do curso de farmácia. Instituição de ensino: Universidade Salvador (UNIFACS). E-mail: juliana.rodrigues@unifacs.br.

Downloads

Publicado

07/05/2021

Como Citar

Silva, A. de F. ., Jesus, J. S. P. de ., & Rodrigues, J. L. G. . (2021). AUTOMEDICAÇÃO NA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 938–943. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1038