ANFEPRAMONA E FEMPROPOREX: USO INDISCRIMINADO DE ANOREXÍGENOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Autores

  • Rubenilson dos Santos da Silva Universidade Salvador – UNIFACS
  • Bruno César Santos de Oliveira Universidade Salvador – UNIFACS
  • Juliana Lima Gomes Rodrigues Universidade Salvador – UNIFACS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5664

Palavras-chave:

Anorexígenos. Anfepramona. Femproporex. Obesidade. Uso indiscriminado.

Resumo

Esse artigo buscou descrever as propriedades farmacológicas da anfepramona e do femproporex e seus efeitos adversos, apontando as consequências do uso indiscriminado e os principais motivos que promovem o uso indiscriminado, mostrando a importância do farmacêutico na dispensação desses medicamentos. Este estudo é caracterizado como uma de revisão de literatura integrativa que teve como bases de pesquisas as plataformas Google Acadêmico, PubMed, Scientific Eletronic Library Online (SciELO). A Anfepramona e o femproporex fazem parte dos anorexígenos mais utilizados no tratamento da obesidade. Esta classe de medicamentos têm sido a alternativa de diversas pessoas que buscam emagrecer rapidamente, todavia o uso indiscriminado desses psicotrópicos pode oferecer riscos consideráveis à saúde do paciente, por isso faz-se necessário a orientação dos profissionais de saúde no uso correto desses fármacos. Entende-se que o uso indiscriminado de Anfepramona e femproporex trazem complicações a saúde do indivíduo, podendo ser atribuído à influência midiática e à busca pelo “corpo perfeito”.

Biografia do Autor

Rubenilson dos Santos da Silva, Universidade Salvador – UNIFACS

Formação: Graduando em Farmácia.  Instituição: Universidade Salvador – UNIFACS. 

Bruno César Santos de Oliveira, Universidade Salvador – UNIFACS

Formação: Graduando em Farmácia. Instituição: Universidade Salvador – UNIFACS.

Juliana Lima Gomes Rodrigues, Universidade Salvador – UNIFACS

Formação: Mestra em Farmácia com ênfase em Toxicologia dos Contaminantes Ambientais. Instituição: Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Downloads

Publicado

03/06/2022

Como Citar

Silva, R. dos S. da ., Oliveira, B. C. S. de ., & Rodrigues, J. L. G. . (2022). ANFEPRAMONA E FEMPROPOREX: USO INDISCRIMINADO DE ANOREXÍGENOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 2334–2346. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5664

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)