A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NO PROAÇÃO II: LIMITES E POSSIBILIDADES DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO

Autores

  • Andréa Maria Brandão Meireles Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS-BA
  • Gleydson da Paixão Tavares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Palavras-chave:

Educação do Campo. Trabalho Docente. Formação de Professores em Serviço.

Resumo

Este livro apresenta uma avaliação dos limites e possibilidades do Curso de Pedagogia ofertado no programa de formação de professores em exercício, no PROAÇÃO II.
O texto foi produzido mediante a realização de uma pesquisa para fins acadêmicos e buscou investigar o paradigma de educação do campo do curso de Pedagogia ofertado pelo PROAÇÃO Sede II, respondendo à questão: Quais elementos teórico-práticos no PROAÇÃO efetivamente favorecem uma mudança paradigmática da educação do campo?
A Análise de Conteúdo, combinada ao materialismo histórico-dialético foi tomada como princípio metodológico. Como corpus foram selecionados o Projeto Pedagógico; o Programa da disciplina Educação do Campo; além de entrevistas semiestruturadas aplicadas a camponeses-professores do município de Ilhéus, a coordenadores do curso na UESC e a coordenadores municipais da Educação do Campo.
A categoria da contradição entre possibilidade-realidade apontou para a educação do campo como fenômeno social, na percepção de seus estados reais e de suas possibilidades.
A análise dos dados coletados permitiu inferir que o caráter sócio-político desta proposta educativa é a materialização de uma educação popular e ruptura da estrutura da sociedade capitalista, porém, dentro das possibilidades de concretização de sua proposta de ação, há condicionantes que subtraem sua força de atuação.
Destarte, o desafio posto para os gestores de políticas públicas é perceber, no modelo capitalista, elementos para sua superação e posterior implementação de uma pedagogia socialista, seja nos cursos específicos de formação de educadores do campo ou em cursos de pedagogia responsáveis pela formação em exercício de professores que atuam na educação básica da classe popular, do campo e da cidade.
Este livro reúne textos que discutem aspectos da educação do campo, da formação de educadores e educadoras do campo e da política de formação de professores, e está estruturado em 05 capítulos.
No Capítulo I, será apresentada a introdução e os procedimentos metodológicos realizados na pesquisa que culminaram na produção deste livro.
No Capítulo II, serão abordados aspectos sobre o histórico e os desafios da atualidade concernentes à educação do campo, com ênfase na política de formação de professores, na educação do campo e na formação de educadores e educadoras do Campo.
O Capítulo III tem por objetivo explanar sobre os limites e as possibilidades do Curso de Pedagogia do PROAÇÃO II e a educação do campo com destaque a identidade e a gestão do Curso.

O Capítulo IV apresentará o currículo do Curso, considerando: o conceito de campo, a questão agrária, a experiência dos camponeses-professores e a disciplina educação do campo
Já O Capítulo V discorrerá sobre o conceito de escola e de escola do campo com vistas à compreensão do sentido da escola no Curso de Pedagogia do PROAÇÃO II bem como sobre a avaliação do Curso.
Esperamos que as leituras contribuam para reflexões sobre a formação de educadoras e educadores do campo a partir de um Curso de Licenciatura em Pedagogia, de um Programa Especial de Formação de Professores e Professoras, que desenvolveu uma proposta de educação popular que atendia exclusivamente as professoras e aos professores que atuavam em escolas públicas e que tinha a proposta de utilização da experiência docente como elemento formativo.

Boa leitura!
A autora e o autor,

Andréa Maria Brandão Meireles
Gleydson da Paixão Tavares

Biografia do Autor

Andréa Maria Brandão Meireles, Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS-BA

Mestre em Educação - Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS (Ba). Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual de Ensino da Bahia.

 

Gleydson da Paixão Tavares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutorando em Educação Científica e Formação de Professores – PPG ECFP, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB / Canpus Jequié-Ba. Técnico Universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus-Ba e Professor-Tutor do Curso de Pedagogia EaD/UESC.

 

Downloads

Publicado

2024-01-23

Como Citar

Meireles, A. M. B., & Tavares, G. da P. (2024). A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NO PROAÇÃO II: LIMITES E POSSIBILIDADES DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12–217. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/12816

Edição

Seção

E-books

Categorias