EDUCAÇÃO DO CAMPO: OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DAS TURMAS MULTISSERIADAS

Autores

  • Alice Batista da Silva Tenório FAESC
  • Catia Cilene Gomes Silva de Mesquita FAESC
  • Marcela Maria da Silva FAESC
  • Maria Aparecida Dantas Bezerra FAESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19102

Palavras-chave:

Educação do Campo. Turmas multisseriadas. Desafios Pedagógicos. Formação Docente.

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender os desafios que os professores de turmas multisseradas enfretam em areas de campo. Através de dialogos com os docentes buscamos desvendar esses desafios, desde analisar questões como a falta de formação específica, a gestão do tempo pedagógico, a escassez de recursos didáticos até o impacto emocional causado por todas essas dificuldades no trabalho. Segudo a pesquisa a adaptação curricular, o uso de metodologias que despertem a autonomia do aluno e o suporte pedagógico são fatores que contribuem para a melhoria da qualidade do ensino. Além disso, fica explícito importancia de políticas públicas voltadas para a valorização docente e a estruturação da educação no campo, garantindo que a educação chegue de maneira uniforme para todas as crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Batista da Silva Tenório, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada – FAESC.

Catia Cilene Gomes Silva de Mesquita, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada – FAESC. 

Marcela Maria da Silva, FAESC

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada – FAESC.

Maria Aparecida Dantas Bezerra, FAESC

Orientadora. Doutora em Ciências da Educação – UFAL.

 

Downloads

Publicado

2025-05-08

Como Citar

Tenório, A. B. da S., Mesquita, C. C. G. S. de, Silva, M. M. da, & Bezerra, M. A. D. (2025). EDUCAÇÃO DO CAMPO: OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DAS TURMAS MULTISSERIADAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 1753–1767. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19102