OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TURMAS MULTISSERIADAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Silvania Maria da Silva FAESC
  • Maria Luana Ferreira da Silva FAESC
  • María de Lourdes de Carvalho Fragoso Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19077

Palavras-chave:

Desafios. Educação do campo. turmas multisseriadas. EJA. Estratégias. Formação continuada.

Resumo

A Educação do Campo é destinada a atender a população que reside no campo. Uma realidade inserida nesse contexto educacional são as turmas multisseriadas, nas quais os professores trabalham com duas ou mais turmas no mesmo espaço/tempo. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo discutir os desafios da educação do campo em turmas multisseriadas da Educação de Jovens e Adultos. Os objetivos específicos incluíram a identificar se o professor utiliza estratégias especificas para trabalhar com os alunos da EJA na perspectiva da cultura do campo, verificar se existe formação continuada para o professor da Educação de Jovens e adultos em turmas multisseriadas no campo e analisar os desafios enfrentados pelo professor dessa modalidade. Para este trabalho, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que analisou 3 artigos extraídos da plataforma Google Acadêmico, utilizando o período para as publicações de 2020 a 2024, sendo assim, dos 590 artigos encontrados acerca dos desafios da EJA na Educação de Jovens e Adultos, só 67 abordavam os desafios da EJA na educação no campo e desses apenas 3 atendiam ao propósito de abarcamento geral do tema. Os artigos analisados mostraram a necessidade de investimento em formação continuada para professores atuarem na EJA campo, a fim de que as turmas multisseriadas tenham uma educação de qualidade levando em consideração sua realidade específica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvania Maria da Silva, FAESC

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade da Escada –FAESC.

Maria Luana Ferreira da Silva, FAESC

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade da Escada –FAESC.

María de Lourdes de Carvalho Fragoso, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Orientadora, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. 

Downloads

Publicado

2025-05-05

Como Citar

Silva, S. M. da, Silva, M. L. F. da, & Fragoso, M. de L. de C. (2025). OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TURMAS MULTISSERIADAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 627–645. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19077