OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TURMAS MULTISSERIADAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19077Palavras-chave:
Desafios. Educação do campo. turmas multisseriadas. EJA. Estratégias. Formação continuada.Resumo
A Educação do Campo é destinada a atender a população que reside no campo. Uma realidade inserida nesse contexto educacional são as turmas multisseriadas, nas quais os professores trabalham com duas ou mais turmas no mesmo espaço/tempo. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo discutir os desafios da educação do campo em turmas multisseriadas da Educação de Jovens e Adultos. Os objetivos específicos incluíram a identificar se o professor utiliza estratégias especificas para trabalhar com os alunos da EJA na perspectiva da cultura do campo, verificar se existe formação continuada para o professor da Educação de Jovens e adultos em turmas multisseriadas no campo e analisar os desafios enfrentados pelo professor dessa modalidade. Para este trabalho, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que analisou 3 artigos extraídos da plataforma Google Acadêmico, utilizando o período para as publicações de 2020 a 2024, sendo assim, dos 590 artigos encontrados acerca dos desafios da EJA na Educação de Jovens e Adultos, só 67 abordavam os desafios da EJA na educação no campo e desses apenas 3 atendiam ao propósito de abarcamento geral do tema. Os artigos analisados mostraram a necessidade de investimento em formação continuada para professores atuarem na EJA campo, a fim de que as turmas multisseriadas tenham uma educação de qualidade levando em consideração sua realidade específica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY