A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE O ESTÁGIO DE PSICOLOGIA EM COLÉGIO PÚBLICO NA CIDADE DE ARAUCÁRIA, PARANÁ

Autores

  • Loren Camargo da Silva UniEnsino
  • Elaine de Faria Michele Silva UniEnsino
  • Regina Maria Machado UniEnsino
  • Diego da Silva UniEnsino

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20230

Palavras-chave:

Psicologia Educacional. Estágio Supervisionado. Transtorno do Espectro Autista. Inclusão Escolar. Neurodivergência. Observação em Sala de Aula. TDAH. Esquizofrenia Infantil. Intervenção Psicológica. Papel do Psicólogo Escolar. Educação Infantil. DSM-5. Estratégias de Inclusão.

Resumo

Este relatório apresenta as experiências vivenciadas durante o estágio obrigatório em Psicologia Educacional, realizado em uma escola pública municipal de Araucária-PR, entre os dias 26 e 30 de maio de 2025. O estágio teve como foco a observação de turmas de educação infantil em salas de aula integrativas, compostas por crianças com e sem diagnóstico de transtornos do neurodesenvolvimento. A prática foi conduzida com base em critérios diagnósticos do DSM-5, com atenção especial a sinais de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e possíveis quadros de esquizofrenia infantil. As observações foram realizadas de forma não participativa, utilizando instrumentos como diário de campo e fichas de observação, com o objetivo de analisar comportamentos sociais, emocionais e cognitivos, além da resposta institucional frente às demandas inclusivas. O estágio revelou tanto os desafios quanto as potencialidades do ambiente escolar no acolhimento de crianças neurodivergentes, destacando a importância da escuta sensível, do olhar atento e do papel mediador do psicólogo escolar. Foram observados casos específicos de alunos com e sem laudo clínico, evidenciando a diversidade dos perfis comportamentais dentro do espectro autista e a necessidade de estratégias de intervenção individualizadas. A experiência gerou reflexões profundas sobre a insegurança profissional no início da carreira, especialmente ao lidar com crianças com necessidades complexas. Reforçou-se a importância da formação continuada, da supervisão qualificada e da atuação interdisciplinar na construção de práticas eficazes e humanizadas. Por fim, o relatório apresenta orientações básicas sobre o início de tratamento psicológico com crianças com TEA, incluindo estratégias de avaliação, abordagens terapêuticas recomendadas (como ABA, TCC adaptada e Floor time) e materiais de apoio lúdico e visuais.

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Biografia do Autor

Loren Camargo da Silva, UniEnsino

Aluna do curso de Psicologia da UniEnsino.

Elaine de Faria Michele Silva, UniEnsino

Docente do curso de Psicologia da UniEnsino.

Regina Maria Machado, UniEnsino

Coordenadora e Docente do curso de Psicologia da UniEnsino.

Diego da Silva, UniEnsino

Docente do curso de Psicologia da UniEnsino.

 

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Publicado

2025-07-04

Como Citar

Silva, L. C. da, Silva, E. de F. M., Machado, R. M., & Silva, D. da. (2025). A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE O ESTÁGIO DE PSICOLOGIA EM COLÉGIO PÚBLICO NA CIDADE DE ARAUCÁRIA, PARANÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 466–478. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20230