DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA EJA: UM ESTUDO NA CIDADE DE ESCADA/PE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23044Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Prática docente. Desafios.Resumo
O estudo se concentrou na experiência de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Escada/PE, com o objetivo principal de investigar os desafios da prática, as táticas de ensino empregadas para mitigar os obstáculos cotidianos e, consequentemente, elevar a taxa de permanência dos alunos. A metodologia empregou uma abordagem qualitativa, realizando entrevistas semiestruturadas com docentes da EJA. Os questionamentos focaram na rotina de ensino, nas barreiras encontradas, nas soluções pedagógicas aplicadas. Os resultados obtidos salientaram as principais dificuldades encaradas pelos educadores: a ausência de direcionamento adequado nas políticas públicas, a escassez de recursos didáticos apropriados e o desafio de conciliar as obrigações pessoais e profissionais dos alunos com as exigências dos estudos. Em resposta a esse quadro, os professores demonstraram adotar estratégias pedagógicas proativas, que incluem a customização do ensino à realidade de vida dos estudantes, a criação de um ambiente de acolhimento diário e a incorporação das experiências de vida dos alunos como parte valiosa do currículo. Em conclusão, a pesquisa revela que, a respeito dos notáveis desafios inerentes à EJA, os educadores conseguem implementar medidas eficazes, baseadas principalmente na adaptação contínua da prática e na promoção de um espaço escolar humanizado, elementos cruciais para o sucesso e a retenção dos estudantes jovens e adultos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY