A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ÂMBITO EDUCACIONAL ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19193Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Anos Iniciais. Autismo. Desafios Docentes.Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar como acontece a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista no Âmbito Educacional anos iniciais na rede pública de ensino na cidade da Escada. Foi possível identificar as práticas de inclusão ofertadas pela rede municipal de ensino, verificar em campo de pesquisa quais estratégias são utilizadas pelos professores que atendem as crianças com TEA e por fim, analisar se existe formação continuada dos professores envolvidos na perspectiva inclusiva. A pesquisa se justifica através da temática por meio das aulas expositivas, com os estágios supervisionados, ressaltando que a prática pedagógica é fundamental para aquisição do desenvolvimento cognitivo e socioemocional. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, que retratou na aplicação de questionários com duas professoras identificadas como P1 e P2, de uma escola municipal do município de Escada, localizada na zona rural. Este trabalho está fundamentado em (Salvini, 2019) e (Santos, 2023). Os resultados alcançados apontam que o principal problema enfrentado é a falta de formação contínua dos professores para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem baseado nas atividades adaptadas. A conclusão enfatiza que é primordial o investimento em formação específica para os profissionais educativos, como também a necessidade da utilização dos recursos pedagógicos necessários para proporcionar uma educação inclusiva às crianças com especificidades, assegurando o crescimento e evolução no ambiente escolar.
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