MEMÓRIAS SOCIOAMBIENTAIS DAS PROFESSORAS E PROFESSORES PROTAGONISTAS DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2024.1
Palavras-chave:
Educação Ambiental. Formação de Professoras/es. Memórias.Resumo
A Disciplina Educação Ambiental (DEA) é um dos componentes curriculares dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Cientifica e Formação de Professores de Ciências e Matemática (PPG.ECFP ), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) .
Esta disciplina tem por objetivo geral delinear as principais interfaces do campo da Educação Ambiental Crítica na formação docente, em que alguns dos objetivos específicos se desprendem, a saber: discutir as mudanças no campo da Educação Ambiental Crítica via documentos oficiais, compreender as interfaces entre Educação Ambiental e Educação do Campo com o Materialismo Histórico - Dialético, compreender as Representações Sociais docentes em Educação Ambiental e ecofeminismo.
A DEA compõe a matriz curricular do PPG.ECFP, desde o ano de 2015, como disciplina eletiva com carga horária de 30h, contendo a seguinte ementa: estudo da relação sociedade-natureza, a partir de debates sobre o ambientalismo; Educação e Ensino de Ciências; Reflexão sobre o processo de institucionalização da Educação Ambiental no Brasil; Debate sobre as principais tendências e políticas públicas; espaço formal e não formal em Educação Ambiental; e, necessidades formativas das professoras e dos professores para atuação crítica, reflexiva e transformadora no campo ambiental.
Ao longo das nove turmas, (2015, 2016, 2017, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024), que fizeram a DEA acontecer, foram materializadas várias estratégias, parcerias e debates. Uma parceria profícua é com o Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores (GPEA-FP) que, ao longo do oferecimento da disciplina, tem participado, com frequência, socializando as pesquisas desenvolvidas pelo grupo.
Nessa direção, caminhamos fortalecendo o desenho que tal disciplina atingiu. Sendo assim, em 2024, nasceu a metodologia de trabalho “Memórias socioambientais” em que as professoras matriculadas e professores matriculados na DEA apresentaram sua relação com o ambiente.
Neste E-book, os leitores e leitoras terão a oportunidade de ler relatos socializados na disciplina, que resgatam a infância, o trabalho profissional, a relação com pesquisas em desenvolvimento produzidas pelos autores e autoras, retratando memórias adormecidas ao longo da travessia dessas e desses profissionais em formação continuada, em que a Educação Ambiental, de algum modo, esteve presente no caminhar, enquanto pessoas e profissionais.
Um resgate que ultrapassa as várias identidades da Educação Ambiental, talvez a proporcionar um repensar da prática docente e do ser natural e social que somos. Assim, em meio à crise socioambiental que vivenciamos, que tem origem na economia, política, saúde, cultura... causada por esse modelo de sociedade vigente, pautada na espoliação da natureza, na exploração do ser humano, nos desregramentos das leis ambientais, na invasão das reservas dos povos originários, no racismo ambiental... metodologias pautadas no resgate à memória socioambiental possibilita o conhecimento de nós mesmos e dos outros.
Nós, da DEA 2024.1, desejamos que a leitura deste E-book possa fomentar também o repensar do leitor e da leitora sobre a sua forma de ser, ver, pertencer e se identificar com o ambiente.
Boa leitura!
Profa. Dra. Silvana do Nascimento Silva
Docente idealizadora e ministrante da DEA
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Atribuição CC BY