A DESCRIÇÃO DO MÉTODO DA TEORIA FUNDAMENTADA EM UMA ATIVIDADE DO COMPONENTE CURRICULAR ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVOS: UMA ANÁLISE COM BASE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ÁREA DE CIÊNCIAS

Autores

  • Gleydson da Paixão Tavares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Maria Betânea Oliveira Ferraz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12776

Palavras-chave:

Teoria Fundamentada. Análise de Dados Qualitativos. Pesquisa. Estágio Supervisionado. Ciências.

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência mediante o desenvolvimento do componente curricular Análise de Dados Qualitativos (ADQ), do Programa de Pós-Graduação em nível de mestrado em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Campus Jequié-Ba. Tem como objetivo descrever e refletir sobre o desenvolvimento e as contribuições da disciplina ADQ, particularmente sobre a abordagem da Teoria Fundamentada, como uma das principais tendências de pesquisa dominantes no cenário atual da pesquisa em educação científica e matemática, mas que também se estende a outros campos de investigação. O estudo é de natureza analítica-descritiva e adotou o método (auto)biográfico que permitiu a narração de experiências pautada na reflexão. A produção dos dados e das informações se deu por meio das narrativas, análise documental, experiências e vivências do autor e da autora, e por meio da revisão bibliográfica. As análises e discussão tiveram um cunho qualitativo. A atividade final proposta pelo professor responsável pelo componente curricular Análise de Dados Qualitativos, sobre a Teoria Fundamentada, foi desenvolvida mediante fragmentos de uma entrevista com 09 futuras/os professoras/es da área de ciências. A atividade contribuiu, sobremaneira, por meio dos sete eixos temáticos trabalhados, para ampliar os nossos conhecimentos para a produção da dissertação e tese ou no aprofundamento de questões teóricas e metodológicas pertinentes aos nossos projetos de pesquisa no Mestrado. O curso potencializou um espaço de discussão crítica dos métodos de análise da pesquisa qualitativa, especialmente o da Teoria Fundamentada, e não de absorção acrítica de seus conteúdos, conceitos e perspectivas.

Biografia do Autor

Gleydson da Paixão Tavares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutorando em Educação Científica e Formação de Professores – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB – Campus Jequié (Ba). Professor-Tutor do Curso de Pedagogia EaD da Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC – Ilhéus (Ba).

 

Maria Betânea Oliveira Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB

Mestre em Educação Científica e Formação de Professores – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB – Campus Jequié (Ba). Professora da Rede Pública Municipal de Ensino de Dom Inocêncio – Piauí.

Downloads

Publicado

2024-01-15

Como Citar

Tavares, G. da P., & Ferraz, M. B. O. (2024). A DESCRIÇÃO DO MÉTODO DA TEORIA FUNDAMENTADA EM UMA ATIVIDADE DO COMPONENTE CURRICULAR ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVOS: UMA ANÁLISE COM BASE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ÁREA DE CIÊNCIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 541–565. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12776