A DESCRIÇÃO DO MÉTODO DA TEORIA FUNDAMENTADA EM UMA ATIVIDADE DO COMPONENTE CURRICULAR ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVOS: UMA ANÁLISE COM BASE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ÁREA DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12776Palavras-chave:
Teoria Fundamentada. Análise de Dados Qualitativos. Pesquisa. Estágio Supervisionado. Ciências.Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência mediante o desenvolvimento do componente curricular Análise de Dados Qualitativos (ADQ), do Programa de Pós-Graduação em nível de mestrado em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Campus Jequié-Ba. Tem como objetivo descrever e refletir sobre o desenvolvimento e as contribuições da disciplina ADQ, particularmente sobre a abordagem da Teoria Fundamentada, como uma das principais tendências de pesquisa dominantes no cenário atual da pesquisa em educação científica e matemática, mas que também se estende a outros campos de investigação. O estudo é de natureza analítica-descritiva e adotou o método (auto)biográfico que permitiu a narração de experiências pautada na reflexão. A produção dos dados e das informações se deu por meio das narrativas, análise documental, experiências e vivências do autor e da autora, e por meio da revisão bibliográfica. As análises e discussão tiveram um cunho qualitativo. A atividade final proposta pelo professor responsável pelo componente curricular Análise de Dados Qualitativos, sobre a Teoria Fundamentada, foi desenvolvida mediante fragmentos de uma entrevista com 09 futuras/os professoras/es da área de ciências. A atividade contribuiu, sobremaneira, por meio dos sete eixos temáticos trabalhados, para ampliar os nossos conhecimentos para a produção da dissertação e tese ou no aprofundamento de questões teóricas e metodológicas pertinentes aos nossos projetos de pesquisa no Mestrado. O curso potencializou um espaço de discussão crítica dos métodos de análise da pesquisa qualitativa, especialmente o da Teoria Fundamentada, e não de absorção acrítica de seus conteúdos, conceitos e perspectivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY