O PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS CURSOS DE OFERTA CONTÍNUA E DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) – UESC/BA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12691Palavras-chave:
Projeto Pedagógico Curricular. Formação. Pedagogia.Resumo
Este texto discute os resultados da pesquisa que realizou uma análise comparativa entre os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) de Licenciatura em Pedagogia de oferta contínua e do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). O estudo pretendeu identificar os aspectos congruentes e divergentes de cada PPC. A investigação é de natureza descritiva-comparativa e analítica e de abordagem qualitativa. A técnica metodológica adotada foi à análise documental, sendo os PPC’s dos cursos as fontes de produção de dados, as quais viabilizaram a obtenção de informações referentes à organização curricular, aspectos legais, perfil da/o egressa/o, carga horária, modalidade de oferta, nomenclatura, princípios teórico-metodológicos, tempo de integralização do curso, creditação e número de componentes curriculares. Os dados e as informações produzidas por meio dos dois PPC’s foram analisadas e discutidas qualitativamente. O estudo possibilitou a sistematização de importantes dados e informações sobre os PPC’s dos cursos de Pedagogia ofertados pela UESC e impulsionam reflexões e debates sobre a formação da/o pedagoga/o, com a indicação da necessidade de uma política institucional que assegure um currículo comum aos cursos e considere suas especificidades no seu desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY