AS INTERFACES ENTRE CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Gleydson da Paixão Tavares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Palavras-chave:

Corpo. Gênero. Sexualidade. Educação.

Resumo

A educação enquanto direito de todas/os deve contemplar as múltiplas e diversas possibilidades de ser, existir e expressar-se considerando, entre outras, as interfaces entre corpos, gêneros e sexualidades (CGS).

Nesse sentido, as instituições de ensino podem colaborar, sobremaneira, para assegurar o direito constitucional e universal e contribuir com uma educação de qualidade, gratuita, democrática, equinânime, laica e inclusiva de/para/com todas/os.

Assim sendo, devemos ter à compreensão de que as escolas podem se constituir em espaços de construção das identidades das/os estudantes, considerando e estimulando a liberdade e o respeito às diferenças em seus múltiplos aspectos, particularmente, aos que concernem às questões religiosas, regionais, de classe, étnico-raciais, de cor, de identidade de gênero e sexual, de etarismo, questões de deficiência física e cognitiva, entre outras.

Este compêndio reúne textos que discutem sobre as interfaces entre corpos, gêneros e sexualidades em contextos educacionais e tem a pretensão de socializar pesquisas e práticas que problematizam e estimulam à reflexão sobre CGS. Este livro está estruturado em três capítulos e um espaço reservado à produção de resumos.

O primeiro capítulo apresenta uma discussão sobre a vulnerabilidade educacional das mulheres transexuais/travestis nas instituições de ensino. 

O segundo capítulo traz uma discussão mediante estudos sobre gênero e sexualidade em uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores – PPE ECFP, de uma universidade pública estadual do interior da Bahia.

O terceiro capítulo apresenta uma experiência de realização de uma oficina realizada para alunas/os do ensino médio, intitulada (Trans)Formar pela educação. O texto problematiza discussões sobre a diversidade sexual e de gênero na escola.     

Por fim, é apresentada uma seção composta por dois resumos.

O primeiro discute sobre as experiências de um gay em espaços educacionais, com o título: “Ande como um menino, não fique rebolando igual a uma menina!” Entrelaçamentos das abordagens sobre corpo, gênero e sexualidade na vida de um gay em contextos educacionais.

O segundo resumo intitulado A educação religiosa e os discursos bíblicos sobre a representação da mulher: da subalternização à submissão, apresenta uma discussão sobre a condição da mulher na perspectiva da bíblia.

Espero que as leituras provoquem reflexões que as/os ajudem a construir múltiplas e diversas concepções sobre corpos, gêneros e sexualidades, contrapondo-se às concepções instituídas hegemonicamente pela sociedade.

Boa leitura!

Biografia do Autor

Gleydson da Paixão Tavares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutorando em Educação Científica e Formação de Professores – PPG ECFP, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB / Canpus Jequié-Ba. Técnico Universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus-Ba e Professor-Tutor do Curso de Pedagogia EaD/UESC.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Tavares, G. da P. (2023). AS INTERFACES ENTRE CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 16–140. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/12727

Edição

Seção

E-books

Categorias