AS INTERFACES ENTRE CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS
Palavras-chave:
Corpo. Gênero. Sexualidade. Educação.Resumo
A educação enquanto direito de todas/os deve contemplar as múltiplas e diversas possibilidades de ser, existir e expressar-se considerando, entre outras, as interfaces entre corpos, gêneros e sexualidades (CGS).
Nesse sentido, as instituições de ensino podem colaborar, sobremaneira, para assegurar o direito constitucional e universal e contribuir com uma educação de qualidade, gratuita, democrática, equinânime, laica e inclusiva de/para/com todas/os.
Assim sendo, devemos ter à compreensão de que as escolas podem se constituir em espaços de construção das identidades das/os estudantes, considerando e estimulando a liberdade e o respeito às diferenças em seus múltiplos aspectos, particularmente, aos que concernem às questões religiosas, regionais, de classe, étnico-raciais, de cor, de identidade de gênero e sexual, de etarismo, questões de deficiência física e cognitiva, entre outras.
Este compêndio reúne textos que discutem sobre as interfaces entre corpos, gêneros e sexualidades em contextos educacionais e tem a pretensão de socializar pesquisas e práticas que problematizam e estimulam à reflexão sobre CGS. Este livro está estruturado em três capítulos e um espaço reservado à produção de resumos.
O primeiro capítulo apresenta uma discussão sobre a vulnerabilidade educacional das mulheres transexuais/travestis nas instituições de ensino.
O segundo capítulo traz uma discussão mediante estudos sobre gênero e sexualidade em uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores – PPE ECFP, de uma universidade pública estadual do interior da Bahia.
O terceiro capítulo apresenta uma experiência de realização de uma oficina realizada para alunas/os do ensino médio, intitulada (Trans)Formar pela educação. O texto problematiza discussões sobre a diversidade sexual e de gênero na escola.
Por fim, é apresentada uma seção composta por dois resumos.
O primeiro discute sobre as experiências de um gay em espaços educacionais, com o título: “Ande como um menino, não fique rebolando igual a uma menina!” Entrelaçamentos das abordagens sobre corpo, gênero e sexualidade na vida de um gay em contextos educacionais.
O segundo resumo intitulado A educação religiosa e os discursos bíblicos sobre a representação da mulher: da subalternização à submissão, apresenta uma discussão sobre a condição da mulher na perspectiva da bíblia.
Espero que as leituras provoquem reflexões que as/os ajudem a construir múltiplas e diversas concepções sobre corpos, gêneros e sexualidades, contrapondo-se às concepções instituídas hegemonicamente pela sociedade.
Boa leitura!
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Atribuição CC BY