A EDUCAÇÃO CORPORATIVA COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR DO CASO DE SUCESSO DA EMPRESA WN TELLECOM – ITABUNA/BA

Autores

  • Gleydson da Paixão Tavares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Tiago Soares da Paixão UNIME
  • Géssica Francisca Claudino Silva Faculdade Anhanguera

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13458

Palavras-chave:

Pequena e Microempresa. Provedor de Internet. Educação Corporativa.

Resumo

O índice de mortalidade das micro e pequenas empresas é um aspecto considerável para repensarmos o planejamento estratégico de uma organização bem como o seu índice de sobrevivência. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, nos apresenta dados estatísticos que nos dão pistas de como se encontra o cenário brasileiro e quais fatores podem contribuir ou criar desafios para a vitalidade ou mortalidade dessas empresas. Compreendemos ser a Educação Corporativa uma das possibilidades que sobremaneira pode colaborar para o desenvolvimento empresarial. Este artigo buscou descrever o caso de sucesso da Empresa WN Tellecom, do ramo de provedor de internet, do município de Itabuna-Bahia-Brasil. Buscamos analisar as limitações e as potencialidades que podem ser identificadas como aspectos estruturantes na trajetória da empresa, discutir sobre a sua consolidação no mercado ao longo de 10 (dez) anos de existência e refletir como a Educação Corporativa pode colaborar com essa trajetória de sucesso. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e de cunho analítico-descritivo. A técnica metodológica adotada para a produção dos dados e das informações foi a aplicação de 09 (nove) questões estruturadas por meio do Google Forms ao gestor e proprietário da empresa, bem como a análise documental. As análises e discussão tiveram um caráter qualitativo. Os dados revelaram alguns desafios encontrados pela empresa no início de suas operações: escassez de recursos financeiros; número reduzido e insuficiência de qualificação dos/as colaboradores/as; falta de infraestrutura adequada; necessidade de melhoramento da qualidade da internet; inexistência de alguns/mas profissionais capacitados/as de áreas específicas, como por exemplo, o Gestor de Pessoas. Os resultados também apontaram enquanto potencialidades desenvolvidas ao longo do tempo: expertise do gestor/proprietário no ramo de provedores de internet e sua qualificação em nível superior; compromisso e comprometimento dos colaboradores/as; investimento em infraestrutura, ampliação e qualificação da equipe de colaboradores por meio da Educação Corporativa envolvendo o desenvolvimento dos Programas de Capacitação e de Segurança no Trabalho; contratação de profissionais experientes e com know-how em áreas específicas como em engenharia elétrica e de segurança, administração, direito, contabilidade, tecnologia da informação, entre outros. Ante o exposto, constatamos que a WN Tellecom apesar de todas as adversidades, se mantém e expande os seus produtos e serviços e se consolida cada vez mais no cenário regional do Sul da Bahia como uma das melhores empresas de provedores de internet.   

Biografia do Autor

Gleydson da Paixão Tavares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutorando em Educação Científica e Formação de Professores – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB – Campus Jequié (Ba). Técnico Universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC – Ilhéus (Ba).

 

Tiago Soares da Paixão, UNIME

Bacharel em Ciências Contábeis – UNIME e Empresário.

Géssica Francisca Claudino Silva, Faculdade Anhanguera

Tecnóloga em Radiologia – Faculdade Anhanguera. 

Downloads

Publicado

2024-04-02

Como Citar

Tavares, G. da P., Paixão, T. S. da, & Silva, G. F. C. (2024). A EDUCAÇÃO CORPORATIVA COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR DO CASO DE SUCESSO DA EMPRESA WN TELLECOM – ITABUNA/BA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 351–368. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13458