AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PESQUISA E A PROFISSIONALIDADE DOCENTE

Autores

  • Gleydson da Paixão Tavares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Maria Betânea Oliveira Ferraz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB

Palavras-chave:

Formação de Professoras/es. Pesquisa. Programa de Mestrado. Aprendizagens.

Resumo

O Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) – nível de Mestrado e Doutorado, está vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié (Ba), e integra o Sistema Nacional de Pós-Graduação.

De acordo com as informações constantes na home page do Programa, o PPG ECFP foi criado com a finalidade de desenvolver pesquisas no campo do Ensino de Ciências e Matemática, promovendo a qualificação do educador/pesquisador nas áreas de ensino Biologia, Física, Matemática e Química e, concomitantemente, gerando conhecimentos que contribuam para o aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem na referida área, considerando todos os níveis de escolaridade no plano da educação formal e, também, em outras instâncias no plano da educação não-formal.

Este compêndio reúne 06 (seis) textos, sendo que 05 (cinco) deles descrevem e refletem sobre a organização, o planejamento, o desenvolvimento e as aprendizagens proporcionadas por 05 (cinco) componentes curriculares do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) – nível de Mestrado, a saber: Análise de Dados Qualitativos; Docência do Ensino Superior; Estágio de Docência; Educação em Ciências, Cultura e Sociedade; e Teorias da Aprendizagem: Fundamentos para a pesquisa em Educação em Ciências. Este último texto, juntamente com o texto intitulado "Os limites e as possibilidades de realizar o Mestrado do PPG ECFP, no período pandêmico da COVID-19", comporão a seção de resumos do livro.

Este livro está estruturado em 04 (quatro) capítulos e um espaço reservado à produção de resumos.

O primeiro capítulo demonstra, descreve e a apresenta as aprendizagens adquiridas, mediante a realização de uma atividade proposta durante o desenvolvimento do componente curricular Análise de Dados Qualitativos, com base na Teoria Fundamentada.

O segundo capítulo traz uma discussão sobre a profissionalização das/dos professoras/es universitárias/os pautada no desenvolvimento do componente curricular Docência do Ensino Superior.

O terceiro capítulo apresenta uma experiência em um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, com vistas à formação docente, realizada durante o componente curricular Estágio de Docência.

O quarto capítulo aborda as contribuições do componente curricular Educação em Ciências, Cultura e Sociedade, na perspectiva da diversidade de gênero e sexual na educação.

Por fim, é apresentada uma seção composta por dois resumos.

O primeiro discute sobre a importância do componente curricular Teorias da Aprendizagem: Fundamentos para a Pesquisa em Educação em Ciências, ao possibilitar importantes e necessários estudos e debates sobre as concepções e teorias de aprendizagem, com vistas à pesquisa científica.

O segundo apresenta um estudo sobre os limites e as possibilidades de realizar um mestrado no contexto pandêmico da COVID-19 – 2020/2021.

Esperamos que as leituras contribuam para uma reflexão sobre as experiências exitosas vivenciadas durante a realização de um Mestrado com vistas à formação de professoras/es e pesquisadoras/es em Educação em Ciências e Matemática.

Boa leitura!

O autor e a autora.

Biografia do Autor

Gleydson da Paixão Tavares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutorando em Educação Científica e Formação de Professores – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB – Campus Jequié (Ba). Professor-Tutor do Curso de Pedagogia EaD e Técnico Universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC – Ilhéus (Ba).

 

Maria Betânea Oliveira Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB

Mestre em Educação Científica e Formação de Professores – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB – Campus Jequié (Ba). Professora da Rede Pública Municipal de Ensino de Dom Inocêncio – Piauí.

Downloads

Publicado

2024-01-27

Como Citar

Tavares, G. da P., & Ferraz, M. B. O. (2024). AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PESQUISA E A PROFISSIONALIDADE DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 16–243. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/12857

Edição

Seção

E-books

Categorias