AS CONTRIBUIÇÕES DO PROFEPT NA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A ATUAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Fernando Pereira Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG
  • Adilson Ribeiro de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13303

Palavras-chave:

Formação continuada. ProfEPT. Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

O presente artigo é fruto da pesquisa intitulada: Representações Sociais sobre Educação Profissional e Tecnológica e constituição identitária docente no âmbito dos Institutos Federais do IFMG – Campus Ouro Branco. O trabalho aborda as contribuições do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) na formação continuada para a atuação docente. Além disso, discute-se a importância da formação continuada para os professores, conforme preconizado por documentos legais e destacado por diversos autores, como Saviani (2009), Imbernón (2010) e Nóvoa (1997). No contexto específico da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), autores como Moura (2008) e Oliveira (2017) ressaltam a necessidade de uma formação específica e contínua para os docentes. Por fim, destaca-se ainda a relevância do ProfEPT como uma iniciativa significativa na formação de profissionais na área de EPT, destacando sua abordagem abrangente e prática, sua conexão entre teoria e prática, e seu impacto na formação docente e na melhoria da qualidade da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. O trabalho está estruturado em seções. Em um primeiro momento aborda-se a lógica do ProfEPT e a sua aplicabilidade. A segunda,  a formação continuada de professores. A terceira, a formação docente no âmbito da EPT e por fim, o ProfEPT como campo de produção de conhecimento para a formação docente.

Biografia do Autor

Fernando Pereira Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG. Graduando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MINAS. Graduado em Pedagogia. Especialista em Docência para Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES. Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico e em Psicopedagogia institucional, Clínica e Educação Especial. É membro do Projeto da FAPEMIG (APQ 02220) - Educação Profissional e Tecnológica em perspectivas: os sujeitos, seus discursos e representações. Além disso, faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica do IFMG (GEPET).

Adilson Ribeiro de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG

Professor titular do IFMG – Campus Ouro Branco, onde atua nos diversos níveis e modalidades de ensino, pesquisa e extensão desde o Ensino Médio Integrado até o Mestrado em Educação Profissional e tecnológica (ProfEPT) Coordena os projetos “ConTEXTO”, “Redação para o ENEM” e o projeto da FAPEMIG “Educação profissional e tecnológica em perspectivas: os sujeitos, seus discursos e representações”. Mestre em pedagogia Profissional (ISPETP, Cuba), Doutor em Letras (PUC Minas) e Pós-doutor em Ciências da Educação (Universidade de Lille, França). É defensor da escola pública e de causas antirracistas, LGBTQIA+, feministas e indígenas.

Downloads

Publicado

2024-03-19

Como Citar

Rodrigues, F. P., & Oliveira, A. R. de. (2024). AS CONTRIBUIÇÕES DO PROFEPT NA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A ATUAÇÃO DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1892–1904. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13303