AS CONTRIBUIÇÕES DO PROFEPT NA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A ATUAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13303Palavras-chave:
Formação continuada. ProfEPT. Educação Profissional e Tecnológica.Resumo
O presente artigo é fruto da pesquisa intitulada: Representações Sociais sobre Educação Profissional e Tecnológica e constituição identitária docente no âmbito dos Institutos Federais do IFMG – Campus Ouro Branco. O trabalho aborda as contribuições do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) na formação continuada para a atuação docente. Além disso, discute-se a importância da formação continuada para os professores, conforme preconizado por documentos legais e destacado por diversos autores, como Saviani (2009), Imbernón (2010) e Nóvoa (1997). No contexto específico da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), autores como Moura (2008) e Oliveira (2017) ressaltam a necessidade de uma formação específica e contínua para os docentes. Por fim, destaca-se ainda a relevância do ProfEPT como uma iniciativa significativa na formação de profissionais na área de EPT, destacando sua abordagem abrangente e prática, sua conexão entre teoria e prática, e seu impacto na formação docente e na melhoria da qualidade da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. O trabalho está estruturado em seções. Em um primeiro momento aborda-se a lógica do ProfEPT e a sua aplicabilidade. A segunda, a formação continuada de professores. A terceira, a formação docente no âmbito da EPT e por fim, o ProfEPT como campo de produção de conhecimento para a formação docente.
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