POLÍTICAS DE INCLUSÃO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Ludimila Fernandes da Silva
  • Ana Paula do Carmo Reis
  • Cleberson Cordeiro de Moura
  • Andreza de Oliveira Franco Santos
  • Aquiles Leppaus
  • Maria Goreti Reis de Oliveira Amorim
  • Clodoaldo Moreira dos Santos Júnior
  • Luciana Quintana

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23241

Palavras-chave:

Inclusão digital. Formação docente. Educação básica. Políticas públicas. Tecnologias educacionais.

Resumo

O estudo teve como propósito analisar de que maneira as políticas de inclusão digital contribuíram para a formação e o desenvolvimento profissional dos professores da educação básica. O problema de pesquisa partiu da constatação de que, apesar da ampliação do acesso às tecnologias nas escolas, ainda persistem desigualdades quanto à infraestrutura e à formação tecnológica dos docentes. O objetivo geral consistiu em compreender o papel das políticas públicas na promoção da inclusão digital docente e na integração das tecnologias ao processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa, fundamentada em obras publicadas entre 2016 e 2025. Foram utilizados procedimentos de levantamento, seleção e análise interpretativa de textos científicos que argumentam a formação de professores e as políticas educacionais voltadas ao uso das tecnologias. Os resultados mostraram que as ações de formação continuada e as experiências realizadas in loco favoreceram o desenvolvimento de competências digitais e a reflexão sobre as práticas pedagógicas. Verificou-se, contudo, que a efetividade das políticas de inclusão digital depende de condições estruturais, suporte institucional e continuidade das ações formativas. Concluiu-se que a formação docente é elemento essencial para o fortalecimento da inclusão digital e que novas pesquisas são necessárias para ampliar a análise sobre os impactos dessas políticas em diferentes contextos educacionais.

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Biografia do Autor

Ludimila Fernandes da Silva

Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social.

Ana Paula do Carmo Reis

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.

Cleberson Cordeiro de Moura

Doutorando em Ciências da Educação.

Andreza de Oliveira Franco Santos

Mestranda em Letras.

Aquiles Leppaus

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação.

Maria Goreti Reis de Oliveira Amorim

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.

Clodoaldo Moreira dos Santos Júnior

Pós-Doutor em Direito Constitucional.

Luciana Quintana

Mestre em Educação.

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Publicado

2025-12-08

Como Citar

Silva, L. F. da, Reis, A. P. do C., Moura, C. C. de, Santos, A. de O. F., Leppaus, A., Amorim, M. G. R. de O., … Quintana, L. (2025). POLÍTICAS DE INCLUSÃO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 2626–2642. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23241