O USO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE ALUNOS COM AUTISMO

Autores

  • Yara Kirya Brum Facultad Interamericana de Ciências Sociales
  • Andreza de Oliveira Franco Santos Instituto Federal do Rio Grande do Norte image/svg+xml
  • Antonio José Ferreira Gomes Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Antonio Pinheiro de Rezende Miami University of Science and Technology- USA
  • Ilça Daniela Monteiro Tomaz Interamericana de Ciencias Sociales
  • Janete Sousa Lopes Rodrigues Universidade Nacional de Rosário, Argantina
  • Letícia Furtado Titon Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO)

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14951

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional. Autismo. Tecnologia Assistiva. Educação Inclusiva. Metodologias Ativas.

Resumo

Esta revisão bibliográfica investigou o uso de tecnologias educacionais no ensino de alunos com transtorno do espectro autista. O problema central da pesquisa abordou a eficácia dessas tecnologias e como podem ser integradas nas práticas pedagógicas atuais para beneficiar esse público específico. O objetivo geral foi analisar a aplicação de tecnologias assistivas e digitais no processo educacional desses alunos, destacando a eficácia dessas ferramentas no suporte à aprendizagem e inclusão. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica, com coleta de dados provenientes de artigos acadêmicos, teses e dissertações que discutiam a implementação e os resultados do uso de tecnologias no contexto educacional para autismo. Os resultados indicaram que as tecnologias, como softwares de comunicação aumentativa, dispositivos móveis adaptativos e realidade virtual, contribuem para o desenvolvimento de habilidades comunicativas e sociais, além de promoverem a personalização do ensino. As conclusões destacaram a necessidade de estudos para avaliar a implementação sistemática dessas tecnologias e a importância do treinamento de educadores para maximizar seu potencial.

 

Biografia do Autor

Yara Kirya Brum, Facultad Interamericana de Ciências Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS)

Andreza de Oliveira Franco Santos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Especialista em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Antonio José Ferreira Gomes, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestrando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Antonio Pinheiro de Rezende, Miami University of Science and Technology- USA

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Miami University of Science and Technology (MUST) . 

Ilça Daniela Monteiro Tomaz, Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Janete Sousa Lopes Rodrigues, Universidade Nacional de Rosário, Argantina

Doutoranda em Educação, Universidade Nacional de Rosário.

Letícia Furtado Titon, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO)

Mestranda em Educação, Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). 

Downloads

Publicado

2024-07-19

Como Citar

Brum, Y. K., Santos, A. de O. F., Gomes, A. J. F., Rezende, A. P. de, Tomaz, I. D. M., Rodrigues, J. S. L., & Titon, L. F. (2024). O USO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE ALUNOS COM AUTISMO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 2149–2164. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14951