A METODOLOGIA ATIVA PEER INSTRUCTION: ORIGEM, APLICAÇÃO E OS BENEFÍCIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14748

Palavras-chave:

Metodologia Ativa. Peer Instruction. Ensino e Aprendizagem. Prática Docente.

Resumo

O contexto educacional contemporâneo desafia os professores a abandonarem suas zonas de conforto, demandando inovações em suas práticas pedagógicas para satisfazer um alunado cada vez mais exigente e imediatista. Neste panorama, as metodologias ativas emergem como instrumentos valiosos para auxiliar os educadores na tarefa de aprimorar a qualidade do ensino e, por conseguinte, atender às necessidades da nova geração de estudantes. Este estudo objetivou investigar a metodologia ativa Peer Instruction, analisando sua gênese, implementação e os benefícios que pode proporcionar à prática docente. Buscou-se compreender como essa estratégia pedagógica pode fomentar o desenvolvimento de competências críticas e colaborativas em contextos educativos, tanto presenciais quanto virtuais, e avaliar seus impactos no processo de ensino-aprendizagem. Para atingir os propósitos desta pesquisa teórica, optou-se por uma Revisão de Literatura, realizada através de um levantamento bibliográfico sobre o tema. Os resultados indicam que a metodologia Peer Instruction é de implementação pragmática, adaptável às realidades discentes, de custo acessível e promove resultados expressivos no binômio ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Michael Fernandes de Lima, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University); Lattes: http://lattes.cnpq.br/1323072213718909.

Camila Sabino de Araujo, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação (FICS); Lattes: https://lattes.cnpq.br/6390289639986455; ORCID: https://orcid.org/0009-0000-7347-9102.  

Vitória Régia Feitosa Gonçalves Costa, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação (FICS); Lattes: http://lattes.cnpq.br/1521263190147466; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0364-2274.

Yara Kirya Brum, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação (FICS); Lattes: https://lattes.cnpq.br/6269369149588866;  ORCID: https://orcid.org/0009-0009-6727-9513.

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

Lima, M. F. de, Araujo, C. S. de, Costa, V. R. F. G., & Brum, Y. K. (2024). A METODOLOGIA ATIVA PEER INSTRUCTION: ORIGEM, APLICAÇÃO E OS BENEFÍCIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 52–66. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14748