APRIMORANDO A APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO ENTRE TECNOLOGIA, CURRÍCULO E INTERATIVIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14746

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais. Metodologias Ativas. Currículo. Aprendizagem Interativa. Gamificação.

Resumo

Este estudo objetivou investigar o impacto das tecnologias e metodologias contemporâneas na evolução do currículo e na interatividade no contexto educacional. Adotando uma abordagem teórico-prática, a pesquisa englobou uma revisão de literatura, realizada através da consulta às bases de dados acadêmicas como Scielo Brasil e Google Acadêmico, e um estudo empírico que utilizou a plataforma de gamificação Wordwall com alunos do primeiro ano do ensino médio. Estes alunos foram selecionados por apresentarem desempenho insatisfatório em matemática, conforme identificado por uma avaliação diagnóstica prévia. O currículo, reconhecido como um instrumento essencial no desempenho sociocultural das instituições educacionais, contribui para a construção e reinterpretação das identidades sociais e culturais. A sua interação com tecnologias avançadas e metodologias inovadoras é crucial para o processo de ensino e aprendizagem numa sociedade profundamente enraizada na era digital. Como um elemento transformador, o currículo deve ser continuamente atualizado para incorporar novas tecnologias e adotar metodologias que promovam a autonomia dos estudantes, fomentando a interação e permitindo que o educador atue como um mediador eficaz neste processo de aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michael Fernandes de Lima, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University; Lattes: http://lattes.cnpq.br/1323072213718909.

Jônathas dos Santos Carretero, FICS

Doutorando em Ciências da Educação (FICS); Lattes: http://lattes.cnpq.br/3243411155830000; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9140-8700.

Patrícia da Silva Oliveira, FUTURA

Especialista em Tutoria em Educação a Distância e Docência no Ensino Superior (FUTURA). Especialista em Metodologias no Ensino de Biologia e Química (FAVENI); Lattes: http://lattes.cnpq.br/5744334500996245.

Gildalva Alves da Silva

Especialista em  Gestão Integrada: Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar; Psicopedagogia Clínica e Institucional com Ênfase em Educação; Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Neurociência e Aprendizagem.

Downloads

Publicado

2024-07-01

Como Citar

Lima, M. F. de, Carretero, J. dos S., Oliveira, P. da S., & Silva, G. A. da. (2024). APRIMORANDO A APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO ENTRE TECNOLOGIA, CURRÍCULO E INTERATIVIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 184–198. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14746