TOUR VIRTUAL INTERATIVO NO ENSINO DE ENFERMAGEM: RECURSOS MULTIMÍDIA E ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22560Palavras-chave:
Tecnologias interativas. Acessibilidade. Tour virtual. Ensino de enfermagem.Resumo
O objetivo geral desta pesquisa foi investigar as contribuições da utilização de recursos interativos e acessíveis, como tours virtuais, para a qualidade do ensino de Enfermagem na educação superior. Adotou-se metodologia de pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, centrada na análise de estudos acadêmicos e documentos normativos relevantes sobre tecnologias educacionais, metodologias ativas e acessibilidade. O referencial teórico apoia-se em Bacich e Moran (2018), Minayo, Deslandes e Gomes (2025), Santos, Medeiros e Meroto (2024) e Xavier (2023), que discutem a integração de mídias digitais ao currículo, a centralidade do estudante, a mediação docente e os desafios práticos da inclusão. Os achados indicam que recursos interativos, especialmente tours virtuais, favorecem o engajamento, a contextualização dos conteúdos, a prática segura em ambientes simulados e a personalização das trajetórias de aprendizagem, com potencial de ampliar a autonomia discente e a avaliação formativa. Contudo, persistem barreiras técnicas e institucionais, como limitações de infraestrutura e conectividade, custos de produção e manutenção, lacunas de formação docente para o desenho didático e a necessidade de garantir acessibilidade “by design” (legendas, descrição de imagens, navegação simplificada, ampliação de leitura e contrastes visuais). Conclui-se que a adoção efetiva desses recursos requer planejamento estratégico, políticas institucionais de acessibilidade, capacitação continuada de docentes e mecanismos de monitoramento e melhoria. Tais medidas são essenciais para assegurar equidade e qualidade, ampliando o acesso e a participação de todos os estudantes no ensino de Enfermagem.
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