TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UMA ABORDAGEM SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS, CURRÍCULO E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15246

Palavras-chave:

Educação. Currículo. Ensino e Aprendizagem.

Resumo

Este artigo buscou abordar sobre a importância das tecnologias digitais, currículo e metodologias ativas, o qual definirá as tendências educacionais na modernidade, tecnologias digitais no ensino e aprendizagem, currículo escolar e as novas práticas, e, por fim uma análise da aplicabilidade da aprendizagem baseada em projetos, realizada em uma escola, na cidade de Sorocaba, no Estado de São Paulo, tendo como base a ótica de transformar o protagonismo estudantil em realidade. Outrossim, o presente artigo está firmado em uma análise bibliográfica sobre os conceitos de metodologias ativas na educação, construindo resultados de caráter qualitativo, por meio de um estudo de caso. Sabendo da importância das metodologias ativas frente aos avanços educacionais, uma breve discussão será desenvolvida sobre a aprendizagem baseada em projetos e porque tal pode ser inserida, sem perda de generalização, nas escolas da rede pública e privada, garantindo assim uma maior participação ativa dos estudantes e fortalecendo o papel protagonista do discente. A principal finalidade da pesquisa é mostrar a importância dos conceitos educacionais frente as novas teorias da aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Anderson Ferreira da Silva, Must University

Mestrando em tecnologias emergentes em educação -  Must University. Especialista em tecnologias educacionais e educação à distância - Faculdade Estratego. Licenciatura em matemática – UFPA. https://orcid.org/0009-0004-7537-4696. 

Jadson Pereira da Silva, Must University

Professor de Matemática na Secretaria de Estado de Educação do Pará; Licenciado em Matemática - UFPA. 

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Publicado

2024-08-15

Como Citar

Silva, A. F. da, & Silva, J. P. da. (2024). TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UMA ABORDAGEM SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS, CURRÍCULO E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 1865–1873. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15246