PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: METODOLOGIAS ATIVAS E SUAS TECNOLOGIAS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Michael Persivo Fontenelle Barros Proença UECE
  • Iandra de Barros Freitas Universidade Estadual do Ceará
  • Alisson Andrade Almeida Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19712

Palavras-chave:

Analfabetismo. Metodologias ativas. Recursos digitais. BNCC.

Resumo

Esta revisão buscou apresentar como as metodologias ativas podem atuar como agentes transformadores da qualidade do ensino brasileira. Os trabalhos científicos avaliados foram encontrados no Google Acadêmico utilizando os descritores “metodologia ativa” e “analfabetismo funcional. O analfabetismo funcional consiste na incapacidade de compreender frases simples. Estima-se que 29% dos brasileiros sejam analfabetos. Entre os estudantes, o analfabetismo atinge 13% dos alunos do ensino médio e 4% dos universitários. Uma das estratégias para a melhoraria do ensino é o uso das metodologias ativas, que são práticas pedagógicas que estimulam a participação e a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem. Entretanto, a efetivação destas metodologias enfrenta desafios como a capacitação dos professores, salas de aula cheias, extenso currículo a cumprir e falta de estrutura dos laboratórios. Entre as soluções, os componentes curriculares deveriam ser pensados como um processo contínuo, garantindo que os conteúdos e práticas pedagógicas acompanhem as transformações sociais e tecnológicas. A capacitação continuada de professores e a ampliação do quadro de profissionais na rede de ensino também emergem como estratégia fundamental para a adoção das metodologias ativas. Este artigo explica em detalhes os modelos híbridos de ensino, como a rotação por estações ou individual, laboratório rotacional, sala de aula invertida, flex e à la carte.

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Biografia do Autor

Michael Persivo Fontenelle Barros Proença, UECE

Graduação em Tecnologia Mecatronica Industrial pelo IFET-CE, especialização em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas e Educação 4.0 e discente de licenciatura em Química na Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Iandra de Barros Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Professora de Química no Colégio de Educação Castro e discente de licenciatura em Química na Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Alisson Andrade Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Docente do curso de licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

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Publicado

2025-06-09

Como Citar

Proença, M. P. F. B., Freitas, I. de B., & Almeida, A. A. (2025). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: METODOLOGIAS ATIVAS E SUAS TECNOLOGIAS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 1550–1578. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19712