A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO HÍBRIDO NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18373Palavras-chave:
Metodologias ativas. Sala de Aula Invertida. Aprendizagem Baseada em Problemas. Ensino médio. Ensino híbrido.Resumo
O objetivo desta pesquisa é abordar a crescente inserção das metodologias ativas e do ensino híbrido no cenário educacional, especialmente após a pandemia de COVID-19. Além de analisar as repercussões destas implementações metodológicas no ensino médio, explorando os desafios e oportunidades associados à integração das tecnologias digitais no processo educacional. A necessidade de inovação pedagógica tornou-se premente, resultando na adoção dessas abordagens para complementar e transformar o ensino tradicional. A metodologia implementada para esta produção científica foi do ensaio acadêmico, que teve como cerne uma análise e síntese baseada na criticidade de estudos bibliográficos sobre o tema. As metodologias ativas, como a Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem Baseada em Problemas, têm sido fundamentais para desenvolver a autonomia e o protagonismo dos alunos, tornando o aprendizado mais dinâmico e interativo. Combinando atividades presenciais e online, fuma maneira de atender às demandas da geração Z e aumentando a interação com as tecnologias digitais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY