A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO HÍBRIDO NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO

Autores

  • Aline Daniela Alves Viégas Veni Creator University
  • Cláudia Maria de Souza Veni Creator University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18373

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Sala de Aula Invertida. Aprendizagem Baseada em Problemas. Ensino médio. Ensino híbrido.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é abordar a crescente inserção das metodologias ativas e do ensino híbrido no cenário educacional, especialmente após a pandemia de COVID-19. Além de analisar as repercussões destas implementações metodológicas no ensino médio, explorando os desafios e oportunidades associados à integração das tecnologias digitais no processo educacional. A necessidade de inovação pedagógica tornou-se premente, resultando na adoção dessas abordagens para complementar e transformar o ensino tradicional. A metodologia implementada para esta produção científica foi do ensaio acadêmico, que teve como cerne uma análise e síntese baseada na criticidade de estudos bibliográficos sobre o tema. As metodologias ativas, como a Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem Baseada em Problemas, têm sido fundamentais para desenvolver a autonomia e o protagonismo dos alunos, tornando o aprendizado mais dinâmico e interativo. Combinando atividades presenciais e online, fuma maneira de atender às demandas da geração Z e aumentando a interação com as tecnologias digitais.

Downloads

Biografia do Autor

Aline Daniela Alves Viégas, Veni Creator University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator University, Professora Universitária dos cursos de enfermagem, psicologia, ciências biológicas e educação física, e farmacêutica clínica. Belo Jardim – PE. Pós-graduada em Citologia Clínica (UFPE) farmacêutica, formada na ASCES - UNITA (Caruaru). 

Cláudia Maria de Souza, Veni Creator University

Doutora em Ciências da Educação, Docente e orientadora na FTM e VENI, Formada pela UEPB. 

Downloads

Publicado

2025-03-18

Como Citar

Viégas, A. D. A., & Souza, C. M. de. (2025). A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO HÍBRIDO NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 1043–1052. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18373