METODOLOGIAS ATIVAS E COMPETÊNCIAS DOCENTES: INTERDISCIPLINARIDADE E INOVAÇÃO NA ERA DA EDUCAÇÃO 4.0

Autores

  • Lucia Faber UNOESC
  • Thais Maira de Morais Zonta UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19223

Palavras-chave:

Metodologias Ativas. Interdisciplinaridade. Educação 4.0.

Resumo

O presente estudo investigou as competências docentes como elementos centrais para a promoção da interdisciplinaridade no contexto da Educação 4.0. Teve como objetivo analisar de que forma essas competências podem transformar a prática pedagógica, promovendo a integração de saberes e a adoção de metodologias ativas alinhadas às demandas contemporâneas. A metodologia adotada baseou-se em revisão bibliográfica e análise de referências teóricas relevantes, contemplando autores como Vygotsky, Freire, Gatti, Bacich e Moran, entre outros. Os resultados evidenciaram que a prática docente interdisciplinar fortalece o desenvolvimento de competências como pensamento crítico, criatividade e colaboração, sendo potencializada pelo uso de tecnologias digitais e estratégias pedagógicas inovadoras. Destacaram-se metodologias ativas como sala de aula invertida, aprendizagem em pares, ensino híbrido, gamificação e aprendizagem baseada em problemas, todas eficazes na promoção de aprendizagens significativas. Constatou-se que tais abordagens exigem planejamento cuidadoso, formação contínua e atuação docente centrada na mediação. A interdisciplinaridade revelou-se essencial para conectar conteúdos escolares às realidades dos estudantes. Conclui-se que o fortalecimento das competências docentes é decisivo para uma educação inclusiva, crítica e transformadora, alinhada aos desafios da sociedade digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Faber, UNOESC

Ensino Superior,  Licenciatura em Filosofia, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Thais Maira de Morais Zonta, UNOESC

Ensino Superior,  Licenciatura em Educação Física. UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina. 

Downloads

Publicado

2025-06-11

Como Citar

Faber, L., & Zonta, T. M. de M. (2025). METODOLOGIAS ATIVAS E COMPETÊNCIAS DOCENTES: INTERDISCIPLINARIDADE E INOVAÇÃO NA ERA DA EDUCAÇÃO 4.0. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 2187–2200. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19223