O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19222Palavras-chave:
Professor. Mediador. Epistemologia. Conhecimento.Resumo
Esse estudo tem o objetivo geral dessa pesquisa é analisar o papel do professor como mediador na construção do conhecimento, com base em reflexões epistemológicas. E os objetivos específicos se trata de entender sobre epistemologia; analisar como a articulação entre teoria e prática se manifesta nas práticas pedagógicas e compreender de que modo o professor pode atuar como mediador do conhecimento, superando a lógica da reprodução mecânica e instrumental da teoria. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada uma pesquisa com objetivos denominados a chamada pesquisa descritiva, com natureza qualitativa, cujo procedimento de coleta de dados contemplará a pesquisa bibliográfica. Os resultados deixaram claro que a epistemologia é essencial para compreender os saberes docentes e que existe a necessidade de práticas reflexivas e interativas, que valorizem o pensamento crítico e o protagonismo do aluno e sobretudo que para ser mediador na construção do conhecimento o professor deve adotar uma postura ativa, crítica e contextualizada frente aos desafios contemporâneos.
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