O PROFESSOR COMO MEDIADOR DAS LEITURAS LITERÁRIAS NAS TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Amanda Natalia Brilhante Alpha
  • Bartira Angela Irineu dos Santos Alpha
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Alpha

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2515

Palavras-chave:

Leituras literárias. Mediação. Educação Infantil.

Resumo

Este trabalho, através da pesquisa bibliográfica, respaldado em autores como Machado (2002), Riter (2009) e Faria (2004), teve como objetivo compreender a importância da mediação como estimulo para a prática da leitura literária, as estratégias que o professor/mediador pode utilizar para tornar o momento da leitura mais significativo e a contribuição da mesma na formação dos alunos. Considerando o professor/ mediador como meio para que através das estratégias de mediação o mesmo possa despertar o conhecimento, possibilitar e estimular a leitura na infância para formar adultos leitores, visto que não é apenas ler, mas compreender e entender o que é lido. Ao criar e recriar as maneiras de contar histórias o professor está sendo uma ponte para que as crianças desenvolvam além do hábito da leitura as suas habilidades de aprendizagem.

Biografia do Autor

Amanda Natalia Brilhante, Alpha

Pedagoga pela Uninabuco. Pós-graduanda do curso de especialização em psicopedagogia institucional e clínica pela faculdade Alpha.

Bartira Angela Irineu dos Santos, Alpha

Pedagoga pela Uninabuco. Pós-graduada do curso de especialização em Educação especial e Inclusiva pela Alpha. Faculdade. Pós-graduanda do curso de especialização em psicopedagogia institucional e clínica pela faculdade Alpha.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Alpha

Doutor em biologia pela UFPE. Professor da faculdade alpha. Orientador do curso de especialização em psicopedagogia institucional e clínica da faculdade alpha.

Downloads

Publicado

2021-10-31

Como Citar

Brilhante, A. N. ., Santos, B. A. I. dos ., & Coutinho, D. J. G. . (2021). O PROFESSOR COMO MEDIADOR DAS LEITURAS LITERÁRIAS NAS TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 405–418. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2515