O PROFESSOR COMO MEDIADOR DAS LEITURAS LITERÁRIAS NAS TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Amanda Natalia Brilhante Alpha
  • Bartira Angela Irineu dos Santos Alpha
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Alpha

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2515

Palabras clave:

Leituras literárias. Mediação. Educação Infantil.

Resumen

Este trabalho, através da pesquisa bibliográfica, respaldado em autores como Machado (2002), Riter (2009) e Faria (2004), teve como objetivo compreender a importância da mediação como estimulo para a prática da leitura literária, as estratégias que o professor/mediador pode utilizar para tornar o momento da leitura mais significativo e a contribuição da mesma na formação dos alunos. Considerando o professor/ mediador como meio para que através das estratégias de mediação o mesmo possa despertar o conhecimento, possibilitar e estimular a leitura na infância para formar adultos leitores, visto que não é apenas ler, mas compreender e entender o que é lido. Ao criar e recriar as maneiras de contar histórias o professor está sendo uma ponte para que as crianças desenvolvam além do hábito da leitura as suas habilidades de aprendizagem.

Biografía del autor/a

Amanda Natalia Brilhante, Alpha

Pedagoga pela Uninabuco. Pós-graduanda do curso de especialização em psicopedagogia institucional e clínica pela faculdade Alpha.

Bartira Angela Irineu dos Santos, Alpha

Pedagoga pela Uninabuco. Pós-graduada do curso de especialização em Educação especial e Inclusiva pela Alpha. Faculdade. Pós-graduanda do curso de especialização em psicopedagogia institucional e clínica pela faculdade Alpha.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Alpha

Doutor em biologia pela UFPE. Professor da faculdade alpha. Orientador do curso de especialização em psicopedagogia institucional e clínica da faculdade alpha.

Publicado

2021-10-31

Cómo citar

Brilhante, A. N. ., Santos, B. A. I. dos ., & Coutinho, D. J. G. . (2021). O PROFESSOR COMO MEDIADOR DAS LEITURAS LITERÁRIAS NAS TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 405–418. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2515