O PAPEL DO ESTUDANTE E DO DOCENTE NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Marcela Sanches UNIRIO
  • Andreia Cristina Rodrigues Pires MUST
  • Janeydes Alves Pereira Gaspar MUST
  • Naylla Oliveira da Rocha MUST
  • Renata Neres dos Santos MUST
  • Rubênia Roriz da Silva Candido MUST
  • Silvia de Sousa Pereira MUST
  • Taynara Marcondes de Liz UNESP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18736

Palavras-chave:

Educação a distância. Estudantes. Docentes. Interação.

Resumo

Na Educação a Distância, o aprendiz assume um papel de destaque, sendo o responsável por seu próprio aprendizado. A organização do tempo e a busca ativa por conhecimento são cruciais para o sucesso. Na Educação a Distância, o professor atua como mediador do conhecimento, auxiliando os aprendizes em seu percurso. O tutor oferece apoio individualizado, respondendo a dúvidas e auxiliando na superação de dificuldades. A construção do conhecimento na modalidade a distância se dá pela constante ligação entre aprendiz, professor e curso. A participação nos debates, a execução das tarefas e a busca por conhecimento extra são elementos fundamentais para o sucesso. A partir dessa perspectiva o objetivo geral foi identificar a interação entre estudante, docente e curso na Educação a Distância (EAD), destacando os papéis, desafios e oportunidades para a construção do conhecimento no ambiente virtual. A pesquisa sobre a Educação a Distância (EAD) é essencial para compreender o papel ativo do estudante e a atuação do professor e do tutor. Enquanto o aluno deve ser disciplinado e autônomo, os educadores oferecem suporte e orientam a aprendizagem. A pesquisa foi bibliográfica, desenvolvida a partir do exame de produções acadêmicas sobre Educação a Distância (EAD). A pesquisa sobre Educação a Distância (EAD) evidencia a importância da autonomia do estudante e da atuação do professor e tutor no processo de aprendizagem. O apoio contínuo e o empenho do aluno são fundamentais para o sucesso no ambiente virtual de ensino.

Downloads

Biografia do Autor

Marcela Sanches, UNIRIO

Doutora em Museologia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Andreia Cristina Rodrigues Pires, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Janeydes Alves Pereira Gaspar, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Naylla Oliveira da Rocha, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Renata Neres dos Santos, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Rubênia Roriz da Silva Candido, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Silvia de Sousa Pereira, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Taynara Marcondes de Liz, UNESP

Mestranda em Geografia, Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Downloads

Publicado

2025-04-08

Como Citar

Sanches, M., Pires, A. C. R., Gaspar, J. A. P., Rocha, N. O. da, Santos, R. N. dos, Candido, R. R. da S., … Liz, T. M. de. (2025). O PAPEL DO ESTUDANTE E DO DOCENTE NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 980–986. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18736